Educadores debatem PNE em Aracaju

Seminário foi aberto na manhã desta sexta-feira, 5 em Aracaju (Fotos: Portal Infonet)

A educação municipal na construção do Plano Nacional de Educação (PNE) esteve em discussão na manhã desta sexta-feira, 5 no Hotel Parque dos Coqueiros, quando da realização de um seminário promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O encontro discutiu aspectos relacionados ao PNE.

Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas defendeu que o Plano Nacional de Educação possa garantir mais recursos para a Educação. “Nossa preocupação maior é em como fazer acontecer o Plano Nacional de Educação sem a garantia de recursos financeiros. Não dá pra pensar em educação sem recursos. Investir em educação não é gastar, é investir no desenvolvimento do Estado. Precisamos discutir o PNE em sua essência, desde a questão pedagógica até a questão gerencial, porque a educação tem que funcionar em sua plenitude", enfatiza.

Cleuza Repulho: "aumento do PIB"

Segundo o presidente da Undime em Sergipe, o secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt, “a discussão do PNE é importante para os municípios, que junto com os estados, representam um investimento em torno de 80% dos recursos empregados pela educação brasileira”.

De acordo com a presidente da Undime, Cleuza Repulho os municípios terão um forte impacto com a implantação do PNE nos seus orçamentos e nas organizações. “O projeto está na Câmara, devendo ir para o Senado e nós estamos defendendo o aumento do implemento de 5% do PIB para 10% porque muitas pessoas não possuem recursos, já que deverão ter entre outras ações, a implantação de 50% de creches”, ressalta Cleuza Repulho.

Ela explicou que os seminários regionais sobre a construção do Plano Nacional de Educação estão acontecendo em todas as regiões. No nordeste, o primeiro encontro foi em nesta sexta-feira, 5, em Aracaju. Logo em seguida será em Fortaleza (CE), no dia 12 de agosto. “Na próxima semana os seminários terão prosseguimento em Palmas (TO), no dia 9 de agosto, Goiânia (GO), dia 10 de agosto, e Vila Velha (ES), em 20 de agosto. Os encontros serão encerrados no IV Fórum Nacional Extraordinário de Educação, em Salvador (BA), no período de 30 de agosto a 2 de setembro”, afirma.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais