Edvaldo Nogueira recebe membros do Sindipema

Encontro discutiu reivindicações dos professores e política salarial (Foto: Silvio Rocha/PMA)

Nesta quinta-feira, 4, o prefeito Edvaldo Nogueira reuniu-se com representantes do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município Aracaju (Sindipema) para dar continuidade às negociações com a categoria, que está em greve desde o dia 13 de julho. Durante a reunião, foram discutidas as reivindicações dos professores e a política salarial da categoria.

Segundo o prefeito de Aracaju, que já havia entrado em negociação com a classe desde o início da paralisação, a reunião foi amistosa e com resultados positivos. Foi proposta pelo poder municipal a implantação de uma comissão, composta por técnicos da Prefeitura de Aracaju, vereadores e membros do sindicato para analisar e estudar as solicitações do Sindipema.

"Essa comissão estudaria as propostas do sindicato e, juntos, encontraríamos uma proposta para a política salarial do próximo ano e a recomposição do salário dos professores do município de Aracaju", disse Edvaldo.

A rede municipal de ensino possui 1.713 professores. Apenas 51 são de nível médio, com jornada de 40 horas semanais, e recebem salários no valor de R$ 1.187,00. Nenhum professor do município recebe salário inferior ao piso salarial. O restante recebe salários superiores ao piso estabelecido pela lei nacional, com uma média salarial de R$ 3.543,00. Segundo Edvaldo Nogueira, o aumento pedido pela categoria está acima dos recursos disponíveis na administração municipal.

"O salário médio dos professores de Aracaju é um dos maiores do Brasil, mas claro que é preciso melhorar ainda mais. O piso é uma política pela qual os sindicatos lutam muito justamente, mas a Prefeitura não tem condições financeiras hoje de atender às reivindicações do Sindipema. Não adianta fazer como muitos já fizeram no passado, dando aumento salarial que não puderam honrar, deixando dívidas e criando uma bola de neve", afirma o prefeito.

Preocupação

Para o secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt, a proximidade entre a Prefeitura e os professores municipais tem garantido um bom ciclo de negociações. Segundo o secretário, além de buscar melhorar os salários, a preocupação também é para o reinício das aulas do segundo semestre, para não prejudicar o aprendizado dos alunos.

"Nossa preocupação é melhorar a condição salarial dos professores, dentro das condições do município. A prefeitura quer aumentar o salário, mas dentro da realidade de 2011 isso não será possível. Esperamos que a proposta seja aceita e que os professores possam voltar às suas atividades, porque os maiores prejudicados nisso são os nossos alunos, que precisam muito da escola. Para nossas crianças a escola é um refúgio, seja de ensino, segurança, e também, para muitos, de alimentação de qualidade", afirma Bittencourt.

Ao final da reunião, que contou com a presença dos vereadores Danilo Segundo, Karla Trindade e Rosângela Santana, ficou decidido que o Sindipema irá levar as propostas feitas pela Prefeitura para discussão em assembléia, marcada para a próxima segunda-feira, 8.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais