Eleições no Instituto Federal de Sergipe deve ser realizada no próximo mês

jornalistas fazem perguntas ao reitor do IFS
A partir da próxima quarta-feira, 31, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), antigo Cefet, passa a ser administrado por um reitor interino. Na manhã desta segunda-feira, 29, o atual reitor Joarez Vrubel convocou a imprensa para anunciar o término do seu mandato.

Uma eleição deve ser realizada entre 30 e 45 dias. Nesse período de transição o Instituto será administrado pelo reitor Cleiton José da Silva, professor do IFS de Goiás que será empossado na quarta-feira, 31, na sede da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília.

Joarez Vrubel assumiu o cargo de reitor em 29 de janeiro de 2009, em Brasília. Na ocasião, o ministro da educação Fernando Haddad empossou ao todo 38 reitores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Luciano Morais, à esq. junto com chapa de oposição
Para o professor do Instituto, Luciano Morais, o reitor descumpriu a portaria do Ministério da Educação que prorrogava o seu mandato para que o mesmo realizasse o processo eleitoral. “O mandato acabaria em novembro do ano passado, a prorrogação foi feita por conta da criação do IFS, fruto da fusão da antiga escola agrotécnica e do Cefet. O Ministério da Educação concedeu a prorrogação, mas como não foi convocada as eleições, o Ministério enviará um reitor interino que conduzirá o processo eleitoral”, contou.

A reportagem do Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, em Brasília, para falar com o secretário Eliézer Pacheco, mas ele estava em reunião e não pôde atender.

IFS

Joarez Vrubel
A rede Federal de Instituto foi criada em dezembro de 2008. Em Sergipe, ela conta atualmente com três campi – Aracaju, São Cristóvão e Lagarto – que oferecem 14 cursos técnicos, sete cursos superiores e uma pós-graduação. São cerca de seis mil e seiscentos alunos matriculados e quase quinhentos funcionários, sendo 266 professores docentes entre eles 83 mestres e 12 doutores.

Até o final deste ano três novas unidades nas cidades de Estância, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória devem ficar prontas, serão mais 3600 novas vagas para alunos do Estado. De acordo com o reitor Joarez Vrubel o orçamento do IFS pode chegar a mais de R$ 96 milhões.

“Chegamos aqui com um orçamento de R$ 26 milhões e 900 mil, em 2010 estamos com um orçamento de 77 milhões e 200 mil com possibilidade de liberação de uma emenda da bancada federal no valor de 96 milhões e 200 mil reais”, afirmou.

Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais