Professores foram atendidos no gabinete da prefeita (Fotos: Divulgação/Sintese) |
Os professores do município de Canhoba ocuparam na manhã desta sexta-feira, 30, a Prefeitura da cidade para negociar com a prefeita Elinalda Pereira (PR) o atendimento às reivindicações categoria, que está em greve há 70 dias.
Após reunião com a prefeita, os ocupantes receberam um termo de audiência com uma proposta que propõe à categoria o pagamento imediato do mês de maio e junho, com a condição de que eles voltem às aulas, além da abertura dos canais de negociações para outras pautas. Em assembléia, que está marcada para esta quarta-feira, 30, às 15h, professores decidem se vão acatar ou não proposta de acordo.
Ocupação dos professores |
A categoria luta para que a prefeita pague o reajuste do piso salarial dos professores, efetue também o pagamento do salário em débito de dezembro de 2012, e implemente melhorias nas condições de trabalho dos professores e na infraestrutura das escolas, cumprindo também o compromisso de fazer o pagamento dos salários no dia correto. “Desde o início do ano, estamos buscando as negociações e a prefeita sequer nos atendia. Após 120 dias tentando conversar sobre nossa pauta de reivindicações sem êxito, entramos em greve e já estamos há 70 dias parados”, conta a professora Fátima Ferreira, que também faz parte da comissão do Sindicado dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese).
A professora Fátima também denuncia que durante os meses de fevereiro e março, as escolas do município não tiveram merenda escolar, e essa é um dos pontos que professores reivindicam. A categoria cobra também o pagamento do salário do mês de dezembro de 2012. “Sempre que citamos esse ponto, a prefeita afirma que é de responsabilidade da gestão passada. Na verdade, nessa atual gestão, o que está ocorrendosão constantes atrasos no pagamento dos professores, além de abandono nas escolas”, denuncia.
Prefeitura de Canhoba
Professes aguardavam prefeita passar para forçar conversa |
A prefeita Elinalda Pereira conversou por telefone com a equipe do Portal Infonet e afirmou que já efetuou os salários de maio e junho dos professores, e que nesta quarta-feira, 1º, os valores já estarão na conta dos professores. Ela rebate a acusação dos professores de que há atraso constante no pagamento dos salários. “Nós temos até o quinto dia útil do mês para efetuar o pagamento e se olharmos a folha de pagamento, consta tudo dentro do prazo”.
Referente ao salário em débito do mês de dezembro de 2012, a prefeita afirma que há uma briga judicial com o ex-prefeito Reginaldo Gomes e o acusa. “O valor da Fundeb passado a ele para pagar os professores foi desviado e ele deixou a conta para nós. Entrei na justiça para que ele pague, pois é uma responsabilidade da gestão passada”, afirma.
A denúncia dos professores de que não houve merenda escolar durante os meses de fevereiro e março é confirmada pela prefeita. “Verdade. A nutricionista que trabalhava aqui pediu demissão e quando contratamos uma substituta, foi necessário fazer um novo cardápio e pregão da merenda, e esse período ficamos sem merenda. Mas, fizemos uma reunião com Sintese para explicar o que estava ocorrendo e eles entenderam, até porque isso ocorreu em outros municípios”, explica Elinalda.
A prefeita agora aguarda que na segunda feira, 6,os professores voltem às aulas em cumprimento a ata que assinaram hoje, e afirma que continuará com as negociações para outras pautas, já adiantandp que o município de Canhoba não tem condições de pagar o reajuste do piso salarial dos professores. “Aqui em Canhoba não temos fonte de renda própria, por isso não temos condições de pagar, mas estaremos em diálogo para tentar viabilizar isso”, afirma.
Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B