Em greve: Professores de São Cristóvão desocupam prédio

Professores deixaram o prédio esta manhã (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Professores de São Cristóvão desocuparam nesta manhã, 16, o prédio da Secretaria de Educação do município, após o Juiz Titular da Vara Cível de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, ter determinado a saída imediata e a reintegração liminar da posse do prédio. Os professores ocuparam o local desde a última terça-feira, 14, para reivindicar a abertura do diálogo com a prefeita Rivanda Batalha (PSB), quanto ao corte de salários. A categoria paralisou as atividades no último dia 4 de março, após a Prefeitura cortar os salários dos professores em mais de 35% da remuneração bruta.

De acordo com Erineto Santos, professor de São Cristóvão e diretor do Departamento de Bases Municipais do (Sintese), os professores desocuparam o prédio obedecendo, assim, a determinação judicial. Contudo, garante que a greve não vai terminar até que a Prefeitura pague a diferença salarial, que teria sido cortada de forma indevida. “Nós saímos, mas já estamos nos mobilizando para traçar os próximos passos a serem dados. Amanhã nós iremos realizar uma nova assembléia para discutir os rumos da greve”, disse Erineto.

Sem aula

Professores estão em greve há mais de 70 dias 

Os alunos da rede de ensino municipal estão fora das salas de aula há mais de 70 dias. O impasse entre os professores e a prefeitura está afetando diretamente os alunos que mal tiveram o ano letivo iniciado. Os pais dos alunos dividem opiniões. Eles se queixam da falta de preocupação com seus filhos por parte da Prefeitura. Já outros concordam com a greve.

Para a dona de casa Edileusa Rodrigues, os professores estão no direito de lutar por melhorias, embora reconheça que seu filho fora da sala de aula fica sem o aprendizado. Já a dona de casa Jane dos Santos é contra o movimento grevista dos professores. Para ela, os únicos prejudicados são os alunos que ficam sem aula e perambulando pelas ruas. “Nós queremos o melhor para nossos filhos e o melhor para eles é estar na sala de aula. Entendemos o problema dos professores, por isso, pedimos à prefeita Rivanda, que acabe com essa greve pagando o que deve aos professores”, pediu a mãe.

Novas contratações

A assessoria de comunicação de São Cristóvão afirmou que na próxima segunda-feira, 20, dará início ao recolhimento de currículos, para a contratação de professores temporários. A medida deve impedir que os alunos não fiquem com ano letivo atrasado.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais