Em último ato do ano, Sintese faz balanço das lutas e conquistas

Em último ato do ano, Sintese faz balanço das lutas e conquistas (Foto: Sintese)

O Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese) reuniu a militância na manhã desta quarta-feira, 28, na praça General Valadão, Centro de Aracaju, para o último ato do ano da categoria. O objetivo é fazer um balanço das lutas e conquistas que a categoria teve ao longo de 2022. O ato também contou com a apresentação de alguns números culturais, como o “Pastoril de Forges”, oriunda do município de Japaratuba.

Em sua discurso de abertura, o presidente do Sintese, Roberto Silva, ressaltou que este ato já é tradicional do sindicato. “Nesse momento a gente faz um resgate das nossas lutas realizadas pela militância em todo o estado”, salienta. Ainda segundo ele, um telão foi locado na praça para mostrar fotos e vídeos num espécie de “resumo” das mobilizações da categoria em 2022.

Em comunicado, o Sintese destacou algumas lutas da classe. “Professoras e professores estiveram nas ruas contra a retirada de direitos, para a garantia atualização do piso do magistério, pelo respeito a legislação educacional e também denúncias sobre as condições de trabalho e a não garantia do direito à Educação, seja por parte do Estado ou das 74 redes municipais filiadas ao sindicato (lembrando que a rede municipal de Aracaju é filiada ao Sindipema)”, ressalta.

Para o ano que vem o Sintese prevê um ano igualmente intenso, sobretudo para alguns pontos sensíveis de mobilização. “Em 2023 os desafios são inúmeros, na rede estadual a luta contra o fechamento de turmas do ensino fundamental, pela retomada da carreira, a devolução dos 14% aos aposentados e aposentadas, realização de concurso público, por uma gestão da Secretaria de Estado da Educação que escute os anseios dos professores, professoras e também da comunidade escolar como um todo. Nas redes municipais, atualização do piso do sem retirada de direitos, respeito ao plano de carreira e estatuto do magistério, melhoria nas condições estruturais das escolas, entre outras”, salienta.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais