Emef Juscelino Kubitschek recebe o programa Paz

(Foto: Walter Martins)

Até quinta-feira, 13, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio, é palco de mais uma edição do programa ‘Paz na Escola’. Durante os três dias, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza uma série de ações educativas com intuito de formar, informar e construir uma sociedade mais solidária, justa, humana e, sobretudo, comprometida com o bem estar do cidadão.

Na quadra da escola estão sendo desenvolvidas atividades recreativas, enquanto nas salas de aula, estudantes e professores participam de oficinas que compreendem quatro eixos: proteção aos direitos, cultura e arte, esportes e capacitação. São oferecidas oficinas de bonecos, de expressão corporal para uma cultura de paz, dinâmicas de grupo, exibição de curtas metragens (Curta SUS), apresentação de grupos de dança, debates e oficina de Literatura de Cordel. O objetivo é estimular os educadores à prática pedagógica com ideias, projetos e experiências para a sala de aula.

Para Claudio de Brito, coordenador pedagógico da Emef. JK, é importante impedir atitudes de racismo, discriminação, intolerância, violência e  interiorizar valores de cidadania. ”A gente mostra através dessas ações que podemos passar lições de respeito e tolerância que fixe de forma mais fácil na memória dos alunos”, destacou o coordenador.

Além da Emef Juscelino Kubitschek, outras três unidades de ensino já receberam ações do ‘Paz na Escola’: Emef Profª Maria Thétis Nunes, no bairro América; Emef Laonte Gama, no Santa Maria, e Emef Oviêdo Teixeira, no bairro Olaria. Outras unidades de ensino também serão contempladas. Ao todo, mais de 27 mil alunos serão beneficiados.

“As atividades que compõem o programa ‘Paz na Escola’ têm o objetivo de reforçar o papel das unidades de ensino no processo de fortalecimento das relações sociais, aprimorar os conhecimentos que envolvem a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. É importante que a equipe de professores, os auxiliares, a coordenação e a direção estejam engajadas, participando ativamente do projeto, a fim de dar maior consistência ao mesmo, numa demonstração de preocupação com os problemas enfrentados na atualidade, e que envolvem limites”, destacou a secretária de Educação, Josevanda Franco.

Para execução dessas ações, a Semed buscou parceiros como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Nuprin – Núcleo de projetos inovadores, além dos programas DST/AIDS e PSE – Programa Saúde na Escola.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais