![]() |
Estudantes demonstram tranquilidade antes da prova (Fotos: Portal Infonet) |
Mais de 3 mil alunos em Sergipe participaram da edição de 2012 do Exame Nacional de Estudantes (Enade) em Sergipe, cuja prova foi aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) neste domingo, 25, em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Sergipe, as instituições de ensino montaram grupos de apoio para atender aos concluintes que se submeteram à prova, criando facilidades para o aluno no momento de responder aos questionamentos do MEC, que serve para avaliar o nível de ensino das instituições de ensino superior no Brasil.
O Portal Infonet conversou com o coordenador do Enade, responsável pela aplicação das provas em Sergipe, mas ele não quis ser identificado e não prestou nenhuma informação, alegando que os procedimentos de atendimento à imprensa estariam centralizados em Brasília, no Ministério da Educação.
Mas, entre os estudantes que se submeteram ao Enade, o clima foi de tranquilidade. Na porta das instituições onde ocorriam as provas, foram montados esquemas de atendimento e orientação aos concluintes. “O Enade é importante para avaliar as instituições”, considerou Mirtes Dantas, concluinte do curso de Administração oferecido por uma das instituições de ensino superior do Estado. “Estou muito tranquila porque foi realizado um bom trabalho para a gente, com mini-curso e palestras, um grande incentivo”, resumiu.
![]() |
Rosângela (à esquerda): boas perspectivas de venda |
Opinião compartilhada por Ricardo Alves, coincidentemente concluinte do curso de administração. “Todo este trabalho montado pela faculdade, com revisão dos assuntos dos primeiros períodos, nos deu mais tranquilidade”, considerou.
Na porta das instituições, os vendedores ambulantes aproveitaram o momento para ampliar a renda comercializando água, refrigerantes e o material indispensável: caneta. “Aqui está ótimo, dá pra ganhar um extra”, comentou Fernando de Jesus, comemorando o resultado das vendas logo nos primeiros momentos em que se instalou na porta da instituição. “O movimento está bom e temos boas expectativas”, comenta a vendedora Rosângela dos Santos.
Em nível nacional, 587.351 alunos concluintes de cursos de graduação ou tecnológicos, matriculados em 1.871 instituições de educação superior, tornaram-se habilitados para participar das provas. O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, em consonância com características do perfil profissional da área.
![]() |
Fernando comemora os primeiros momentos de venda |
Neste ano, serão avaliados os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, turismo, e os cursos superiores de tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
Com informações da assessoria de imprensa do MEC
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B