Encceja: divulgado o resultado de quem solicitou atendimento especial

Interessados podem conferir se as solicitações foram aceitas, por meio do Sistema Encceja. Prazo para recursos termina em 16 de maio. (Foto: Divulgação/MEC)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados dos pedidos de atendimento especializado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025.

Os interessados podem conferir se as solicitações foram aceitas, por meio do Sistema Encceja.

– O período para recursos vai de 12 a 16 de maio

– Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 20 deste mês

– O Inep aplicará as provas do Encceja 2025 no dia 3 de agosto

Encceja

Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Fonte: Governo Federal

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais