Encontro de Alimentação Escolar do Nordeste

(Foto: Ascom Seed/SE)

Foi aberto na manhã desta quarta-feira, 26, o Encontro Técnico de Nutricionistas de Alimentação Escolar do Nordeste, no auditório Professora Hermínia Caldas da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, deu as boas vindas aos nutricionistas e destacou a importância desse encontro para a discussão sobre a qualidade da alimentação servida nas escolas públicas.

"Estamos hoje recebendo nutricionistas de todo o nordeste para discutir a qualidade da merenda escolar. É um evento que vai beneficiar as nossas escolas. Isso tudo irá contribuir para agregar conhecimentos para os nossos técnicos e valor a alimentação servida aos nossos alunos", afirmou Belivaldo Chagas.

O evento vai até esta quinta-feira, 27, e conta com a presença de 100 profissionais da área de nutrição de todos os estados do nordeste, com exceção do Piauí. O encontro tem como objetivo oferecer uma capacitação aos nutricionistas sobre a situação atual da alimentação escolar no Brasil, além da troca de experiências entre os profissionais dos diversos estados nordestinos.

O encontro iniciou com uma apresentação de alunos da Escola Estadual Mestre Euclides, que entoaram o hino de Sergipe, e em seguida a secretária-adjunta da Educação, professora Hortência Araújo, destacou a preocupação que a Seed tem em relação a alimentação dos estudantes. "Nós temos muitos alunos que não possuem em casa uma alimentação adequada. O nosso cuidado é dobrado no sentido de fornecer uma merenda de qualidade que consiga suprir essas necessidades nutricionais dos estudantes", disse.

Durante o evento foram abordados vários temas, como a mudança de alguns itens na legislação, oficinas da Cozinha Brasil, a inserção exitosa da agricultura familiar, além de relato de experiências vivenciadas pelos profissionais. No primeiro dia do encontro a coordenadora Geral do Programa de Alimentação Escolar, Rosane Maria Nascimento da Silva discorreu sobre as principais alterações na legislação do PNAE. Ela informou que o Programa Nacional de Alimentação Escolar teve muitas modificações nos últimos anos em relação a qualidade e segurança alimentar e nutricional da merenda escolar.

De acordo com a coordenadora, existe uma  necessidade de se dialogar com os profissionais nutricionistas para que os processos sejam aprimorados. "Os nutricionistas são os principais protagonistas, uma vez  que estão responsáveis pela elaboração do cardápio, pela definição dos alimentos que estamos ofertando às crianças. É importante contribuir para a formação dos hábitos alimentares saudáveis já no âmbito escolar, para que possamos prevenir tantas doenças", declarou.

O presidente do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Élido Bonomo, também proferiu uma palestra sobre o tema "Pesquisa dos Cardápios da Alimentação Escolar". Ele se mostrou com boas expectativas em relação ao encontro, declarando que esse é um momento para socializar os avanços e as dificuldades do Programa de Alimentação Escolar. "O programa passou por uma mudança brusca em sua concepção a partir de 2009, portanto, o entendimento da lei e a prática precisa ser partilhado por todos", salientou.

Conforme Élido Bonomo, o PNAE atende hoje a 45 milhões de jovens e adultos de todo o país, "então é importante os profissionais entenderem a legislação para nortear um pouco o rumo dos trabalhos e contribuir com uma grande estratégia de segurança alimentar", disse.

Quem também esteve no evento foi o presidente do Conselho de Alimentação Escolar e Nutrição de Sergipe, Gil Marcos dos Santos Carvalho. Para ele, esse encontro vai qualificar os nutricionistas, que devem ser orientados a reeducar as crianças sobre a questão da alimentação saudável e adequada, com frutas, verduras, em vez de consumirem alimentos enlatados e refrigerantes.

Os diversos profissionais de nutrição que participaram do encontro ressaltaram a importância do evento para compartilhar experiências com os seus colegas de outros estados. Foi o caso da nutricionista sergipana Jackeline Silveira Araújo, que representa o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. "A gente vai ter o conhecimento de como estão sendo as ações nos outros estados voltadas para a alimentação escolar. Precisamos fazer um conjunto de ações, unindo forças para que a alimentação escolar melhore. Acho muito importante essa interação entre os estados", afirmou.

A nutricionista Girleide da Silva Santos veio do Maranhão e elogiou bastante a iniciativa do encontro. "É muito bom a gente conhecer a realidade de cada município, compartilhar informações e experiências. É uma oportunidade de a gente se unir para promover a melhoria do Programa de Alimentação Escolar", disse.

Já Gabriela Tenório Albuquerque veio de Alagoas, e disse que o evento promove um aperfeiçoamento nos profissionais e na alimentação escolar. "A legislação do PNAE muda constantemente, então a gente tem que estar sempre se atualizando. Esse encontro é importante para a gente tirar dúvidas, conversar, saber como colocar essa legislação em prática e para a gente poder aperfeiçoar a alimentação das escolas nas quais a gente trabalha", destacou.

A nutricionista baiana Pollyanna Costa citou vários benefícios trazidos pelo evento, destacando diversos assuntos abordados. "Esse encontro técnico é extremamente importante para a gente se adequar em relação a legislação, aos métodos relacionados a alimentação escolar, licitação, prestação de contas, planejamento de cardápio, e muitas outras coisas", explicou.

Já a sua colega de Pernambuco, a nutricionista Zélia Maria Rodrigues, disse que esse encontro estava sendo bastante esperado. "Acho que vamos levar muita coisa boa daqui. Minhas expectativas são as melhores possíveis, para que eu possa executar o programa de uma forma melhor. Essa é uma oportunidade fantástica".

De acordo com a diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Ednéa Sobral, o evento é uma grande oportunidade para a interação entre os diversos profissionais da nutrição. "É importante trazer esse evento para Sergipe, para que técnicos e nutricionistas de todo o nordeste possam trocar experiências. Nós somos pioneiros em agricultura familiar, que será um dos temas principais desse evento. É um encontro de fundamental necessidade para o nosso Estado", afirmou.

Programação

O encontro terá prosseguimento à tarde, a partir das 14h, com a palestra "Agricultura Familiar e a Resolução nº 26/2013 – Papel do nutricionista na compra da agricultura familiar na escola", proferida pela professora Lígia Amparo, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Logo em seguida haverá um debate, e às 16h30, mais uma palestra, desta vez com o tema "Educação Alimentar e Nutricional na escola", com convidados Estela Marys, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFG) e Marta Klumb, do Programa Saúde na Escola (PSE/MEC).

Na quinta-feira, 27, às 8h, será realizada a palestra com o tema "Condições higiênico-sanitárias, ferramentas de boas práticas e formação do manipulador", com convidados do CECANE/UFRGS e da UNIFESP. Às 9h30, o tema debatido será "Prestação de Contas", seguido de um debate. Às 11h, haverá o relato de três experiências exitosas, e o evento se encerrará às 11h30, com uma oficina realizada pela Cozinha Brasil, Ao lado da cantina, que capacitará os nutricionistas com quatro mini-oficinas de 20 minutos cada uma.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais