Encontro Pedagógico de Língua Portuguesa

(Foto: Ascom Seed)

"Ações como estas, com o Encontro Pedagógico, fazem com que o professor reflita sobre suas práticas pedagógicas e analise sua postura em sala de aula". Essas são as palavras da professora Rose Dantas, durante o Encontro Pedagógico de Língua Portuguesa,  que aconteceu no auditório do Orion Hotel, em Aracaju, reunindo professores de português de escolas de todo o estado.

Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação (DED/Seed), durante dois dias, educadores dialogaram sobre os usos das tecnologias na educação e práticas pedagógicas relacionadas à língua portuguesa. O evento teve início na última sexta-feira, 7, e terminou no sábado, 8.

A professora Rose Dantas, que leciona língua portuguesa no Colégio Estadual Arthur Fortes, em Carira, ficou atenta aos debates e achou tudo muito proveitoso.

"Essa reflexão é importante para que todos os docentes percebam seu aluno como um cidadão em formação e para que o próprio aluno tenha também essa percepção sobre si", salientou a professora.

Literatura

No último dia do evento, ocorrido no sábado, 8,  no turno da manhã,  a palestra ficou por conta das professoras Vanúsia de Carvalho e Tatiane da Cunha, do Colégio Petrônio Portela, que apresentaram o projeto Vozes literárias ecoam no Portela: leitura, escrita e arte a serviço da educação.

"Estamos na sexta versão do projeto que tem aceitação unânime dos alunos. Desenvolvemos pesquisas envolvendo manifestações culturais, música, literatura, e o dia a dia da comunidade do entorno. Os resultados são surpreendentes", disse a professora Vanúsia.

A professora Tatiane da Cunha, que leciona história, explicou que o projeto é multidisciplinar, não se limitando apenas ao ensino da língua portuguesa. "O foco do projeto é estudar o texto literário em suas diversas formas e levando em conta seu contexto histórico, à época em que foi produzido. Seus aspectos geográficos, onde foi produzido o aspecto artístico, a escola pertence àquela obra, ou seja, um trabalho multidisciplinar. Quem sai ganhando com isso são os alunos", explicou a Tatiane.

Todos os professores participaram ativamente dos debates e atividades propostas no encontro. "O grande entrave para o sucesso processo educacional é eliminar as barreiras e valorizar a relação entre professor e aluno para o êxito de ambos", salientou o professor Jorge Santos, que leciona português no Colégio Manoel Messias, localizado em Nossa Senhora da Glória.

A professora Gabriela Zelice, diretora do DED/Seed, fez um balanço positivo do encontro. "Tivemos uma participação efetiva dos docentes, que está reconhecendo a importância do evento que provoca reflexões acerca das práticas pedagógicas. É também um  momento de socialização de projetos exitosos que contribuem para avanços na qualidade do ensino nas escolas da rede estadual", declarou.

O Encontro Pedagógico de Língua Portuguesa teve continuidade no turno da tarde com a palestra Competências e habilidades na prova de redação do Enem, proferida pela professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Raquel Freitag. O evento terminou com a apresentação cultural "Coreografia: do mistério à alegria da dança", coordenada pelo professor Lula, do Colégio Costa e Silva, com a participação dos alunos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

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