|
A coordenadora pedagógica da SEED, Laila Gardenia dá diicas aoos candidatoos (Foto: Portal Infonet) |
Faltando algumas horas para o início da realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ansiedade já toma conta de muitos candidatos. No entanto, os estudantes devem ficar atentos ao realizar a prova.
Em Sergipe, estão inscritos 107.720 candidatos, sendo que desse total, 21 mil são alunos da rede pública estadual. As provas do Enem serão realizadas neste sábado, 24, e domingo, 25.
A coordenadora pedagógica do Pré-Universitário, Laila Gardênia, sugeriu algumas dicas para que o aluno possa realizar a prova com tranquilidade. “Recomendamos que eles procurem relaxar, descontrair, se alimentar bem, se hidratar e procurar manter a calma. A gente pede que chegue com antecedência. Ter atenção, levar caneta preta, de preferência mais de uma para evitar que falhe e o documento com foto. É bom levar o cartão de inscrição por segurança, porque as vezes a escola é grande e o candidato não sabe onde é a sala”, orienta.
Horário da prova
Entre os estados que não adotaram o horário de verão, os portões estarão abertos das 11h às 12h (horário local), com o início das provas às 12h30: Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que adotaram o horário de verão, têm fuso horário com menos uma hora em relação a Brasília. Portanto, para esses dois estados, a abertura também ocorrerá das 11h às 12h.
Apoio Seed
Momentos antes da prova, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) oferecerá acolhimento e transporte para os candidatos chegarem ao local da avaliação. Serão utilizados cem veículos, entre vans, ônibus, micro-ônibus e carros utilitários. Em frente às escolas, equipes de professores distribuirão água, caneta e mensagens motivadoras.“Teremos equipe em pontos de apoio para dar uma água, caneta, dar um abraço e motivá-los a fazer uma boa prova. Durante todo o ano realizamos revisões com muita música e descontração e aqui não foi diferente, montamos mesma estrutura, trouxemos material e interação. Ao mesmo tempo que ele estuda, ele tem a oportunidade de sair daqui confiante”, afirma.
Outras dicas
A nutricionista Mariana Sales também dá dicas de alimentação para os momentos da prova. Já o psicólogo Luiz Ricardo Vieira Gonzaga oferece dicas para evitar o estresse antes da prova.
Por Aisla Vasconcelos