Mural alertava para adiamento das provas (Fotos: Portal Infonet) |
A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi suspensa em todas as didáticas do campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A incerteza quanto à realização das provas na UFS fez com que muitos candidatos – ainda em dúvida – fossem até o local. Mesmo com a desocupação das didáticas I e VI, o Inep manteve a decisão de suspender a prova.
No local, os coordenadores locais de prova orientavam os candidatos e informavam sobre o adiamento das provas para os dias 3 e 4 de dezembro. Todos foram informados de que receberão do Inep nos próximos dias as orientações necessárias. Um dos coordenadores informou ao Portal Infonet que somente ontem à noite é que o Inep decidiu cancelar a realização das provas em todas as didáticas da UFS. A partir daí, os coordenadores foram orientados a ficar de prontidão para receber os candidatos que chegassem ao local. Vários cartazes foram fixados na entrada e pelos corredores da UFS.
Coordenadores locais de prova orientaram os candidatos |
A estudante Bruna Eduarda, moradora do Eduardo Gomes, em São Cristóvão, foi até o local acompanhada da mãe para saber sobre as provas. “Recebi um comunicado sobre o adiamento ontem à noite, por volta das 23h50, mas resolvi comparecer para ter certeza que de que não haveria prova”, comenta.
Já a estudante Larissa Gomes não recebeu aviso de adiamento das provas, e por isso, foi até a UFS. “Vi no facebook um rapaz que falou sobre o adiamento das provas na UFS. Mas eu achei melhor verificar”, conta. Claudio Santos, que também estava no local lamenta o desencontro de informações. “Eu fui avisado do adiamento, mas foram tantas informações confusas, que achei melhor comparecer ao local de prova”, comenta.
Os comerciantes da UFS também foram atingidos pelo adiamento da prova. É o caso de Valério Nascimento, que aumentou seu estoque, prevendo a chegada dos candidatos do Enem. “Eu e vários outros comerciantes compramos mercadoria a mais pensando no Enem. Vamos reaproveitar tudo, menos os salgados, que só podem ser consumidos hoje”, comenta.
Bruna e a mãe foram até a UFS verificar se houve o adiamento da prova
|
O Ministério da Educação e o Inep decidiram suspender o Enem em todos os locais de prova onde houvesse ocupações. No caso da UFS, estudantes – que são contra a PEC 241 e a Reforma do Ensimo Médio – ocupadam as didáticas I e VI. Eles desocuparam o local na última sexta-feira, 4, mas a suspensão do aplicação das provas foi mantida. MEC e Inep disseram que a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação colocaria em risco a segurança do Enem e inviabilizaria sua complexa logística.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B