Enem: exame nacional pode ser suspenso nos dias 5 e 6

MPF pede que todos os 8,6 milhões de candidatos façam prova em mesma data (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os próximos dias 5 e 6 de novembro, pode não acontecer na data prevista para todos os inscritos. O principal motivo da mudança são as ocupações estudantis em locais destinados a serem locais de prova. Para os candidatos que fariam a prova nesses locais, o Ministério da Educação definiu nova data para os dias 3 e 4 de dezembro. Em Sergipe, o adiamento acontece para os 980 candidatos que fariam a prova na Universidade Federal de Sergipe, já que dois prédios foram ocupados por alunos.

Na quarta-feira, 3, o Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) entrou com uma ação civil pública para suspender o exame para todos os 8,6 milhões de candidatos. Para o procurador Oscar Costa Filho, autor da ação, a mudança para apenas 191.494 estudantes fere a isonomia. Ele pondera que a Teoria da Resposta ao Item mantem um nível de dificuldade aproximado em diferentes provas de múltiplas escolhas, mas a técnica não é aplicável às provas de redação.

A solução apontada pelo MPF-CE é que as provas sejam realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro ou em data que compatibilize a aplicação para todos os candidatos. Em resposta, o MEC anunciou ter acionado a Advocacia Geral da União (AGU) para derrubar a ação na Justiça.

De acordo com o MPF-CE, a expectativa é que a ação, que tem caráter de urgência, seja julgada até a próxima sexta-feira, 4.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais