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André Pestana "Eu entendo que as questões estão levando os alunos a uma contextualização" (Foto: Portal Infonet) |
Avaliação feita pelo vice-diretor pedagógico, André Pestana, aponta que os conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 tiveram como marca a interpretação de texto e redução nos enunciados das questões. Pestana avaliou que a prova deste ano foi bem elaborada, “com nível médio e textos curtos”.
Confira a entrevista com André Pestana:
Portal Infonet: Qual a sua avaliação em termos de conteúdo da prova do Enem?
André Pestana: Analisei e refleti sobre o Enem deste ano e comparei com a prova dos anos anteriores. Percebi que as questões de interpretação permanecem, ao contrário do que pensam alguns especialistas. Eu entendo que as questões estão levando os alunos a uma contextualização, porque a mudança quanto à extensão dos textos, mas a sua interpretação permanece. Além disso, há uma forte conectividade entre as questões, a sua interpretação com a realidade e isso eu achei muito interessante.
Infonet: Como você avalia as questões, acha que foram de nível médio?
AP: Eu acredito que o aluno que se preparou dentro de uma educação básica não sentiu dificuldade, pois o exame é para avaliar o ensino médio que é a porta de saída na educação básica, que se constrói desde a educação infantil. Um dos equívocos específicos para essa situação, é que se entende que preparar o aluno para o exame é no ensino médio, mas o ensino se dá desde a educação infantil. Quando ele chega ao fundamental ele começa a ter uma percepção diferenciada desse conteúdo, com essa exploração do conhecimento, de forma mais abrangente.
Infonet: Houve questões difíceis?
AP: Claro que há questões que exigem maior nível de concentração, como as exatas. Eu diria que em termos de dificuldade, os alunos que vem de uma formação mais tradicional, este ano, encontram uma dificuldade menor porque as questões vieram de forma mais compartimentada, em sua interdisciplinaridade. Houve, na minha visão, certo pé no freio.
Infonet: A prova foi bem elaborada?
AP: Avalio o exame deste ano de forma positiva, pois é um trabalho muito sério. É um avanço necessário para nossa educação. Essa avaliação oportuniza o estudante, a nível nacional, a uma avaliação que o insira dentro de um determinado universo de aprendizagem e como ele se situa dentro de um cenário.
Infonet: Qual sua avaliação para o tema da redação “Lei Seca”?
AP: Foi um tema muito bacana. Eu enxergo como o aspecto da cidadania e aquele indivíduo que teve essa leitura ao fazer a redação, essa é uma opinião pessoal, fez uma boa redação. Eu seguiria pela perspectiva de qual o papel da Lei Seca se é punitiva ou sócio-educativa.
Infonet: Você acha que haverá mudanças para 2014?
AP: Acho que os especialistas já apontaram algumas mudanças para este ano de 2013. Penso que o ganho é muito positivo, é exatamente a capacidade de interpretação. Eu acho que esse é um dos principais avanços que o Enem traz para os nossos jovens, dentre elas, a capacidade de pensar de uma forma plural não mais compartimentada. É entender que você pode utilizar um determinado conhecimento específico dentro de uma visão mais abrangente.