![]() |
(Foto: Ascom Sedetec) |
Uma oportunidade de aproximar a ciência e a tecnologia dos mais jovens, por meio da robótica e do futebol. Essa é a proposta do Campeonato de Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (GPR-UFS), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec). A competição desse ano, que contou com 24 equipes inscritas, teve como vencedor o Colégio Estadual José de Matos Teles, de Japaratuba.
O professor Eduardo Oliveira, um dos coordenadores do GPR-UFS, explica a escolha de aliar a robótica com o futebol. “O futebol é um dos esportes mais conhecidos a nível mundial, e no Brasil é o principal esporte. Por outro lado, a robótica está no imaginário das crianças, dos adolescentes, nos filmes de robô e ficção científica”.
Os estudantes que participam do campeonato têm a oportunidade de se aproximar de diversas áreas como a Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Ciências da Computação e da Engenharia Mecânica. Com isso o professor Eduardo Oliveira acredita que muitos desses jovens possam escolher as áreas ligadas a tecnologia no futuro.
“O Brasil hoje tem uma restrição de capacidade reduzida, por justamente faltar gente capacitada, existe uma carência”, afirma o professor.
A grande surpresa desse ano foi o Colégio Estadual José de Matos Teles, de Japaratuba, que se consagrou vencedora da competição. “A única representante da rede pública foi justamente a campeã, esperamos que isso instigue outras escolas da rede pública a participar. O Campeonato também atraiu muitos alunos da rede privada de ensino”, disse o professor Eduardo. Para o aluno Matheus Cardos Santos, estudante do Colégio José de Matos Teles, participar da competição foi muito importante para sua escolha no próximo vestibular.
“Participar do campeonato foi muito bom, me ajudou a desenvolver meu raciocínio lógico e no vestibular pretendo fazer para Engenharia Elétrica”, ressalta o jovem.
De acordo com o diretor presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, esse edital tem sido uma linha continuada que conta com o apoio do Governo de Sergipe, refletindo como um compromisso do Estado nas ações de Ciência e Tecnologia.
“A iniciativa é uma oportunidade para os professores e alunos se interessarem cada vez mais em manter as atividades que são realizadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além disso, desperta o interesse pelos assuntos relacionados à Ciência”, declara. Essa foi a segunda edição do Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação que tem apoio da Fapitec, através de Edital de Olimpíadas Projetos de Popularização da Ciência. O campeonato é gratuito e as escolas interessadas em participar recebem um treinamento específico, com direito a plantão de dúvidas para confecção das equipes.
Entusiasta da iniciativa, o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, vê com alegria a vitória de uma escola da rede pública estadual neste campeonato. “Este é um dos focos que o Governo de Sergipe tem aplicado na área de ciência e tecnologia: oferecer oportunidades a jovens estudantes para que aperfeiçoem suas habilidades e competências, utilizando contextos da realidade conhecida”, revela.
Fonte: Ascom Sedetec
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B