Escola é fechada após três meses de inauguração

Telhado do novo prédio foi condenado após três meses (Fotos: Portal Infonet) 

Casa alugada abriga instalaçõe spara alunos

Prefeitura considerou proximidade do povoado…

…para escolha das casas para aluguel

Após três meses em atividade, a Escola Municipal Deoclides José Pereira, localizada no povoado Jatobá, município de Barra dos Coqueiros, foi fechada para reformas. A interdição ocorreu devido a problemas estruturais no teto da escola, inaugurada em novembro de 2012. Os moradores denunciam a precariedade de ensino dos alunos no povoado, divididos em casas alugadas pela nova administração do município.

Uma moradora do povoado Jatobá que preferiu não se identificar explica a situação vivida pela comunidade. “A escola foi inaugurada no final do ano passado, e a gente estava feliz, por que pela primeira vez o povoado ia ter um prédio organizado. Só que o teto cedeu, a peça de sustentação do telhado está condenada. E aí tiveram que dividir os alunos em casas alugadas. Só que não tem um espaço específico, fica todo mundo nos quartos”, relata.

A escola Deoclides José Pereira atende crianças até a quarta série com idade até 12 anos. São seis turmas, incluindo os turnos matutino e vespertino. Para acomodar os alunos, três casas foram alugadas no povoado.

Gilberto Correia dos Santos mora no povoado há mais de 40 anos e destaca sua insatisfação pela suspensão das atividades na escola recém-inaugurada. “A gente fica triste por ver as crianças sem um lugar certo para estudar e por ver uma escola nova quase desabando. A prefeitura disse que iria procurar a empresa que construiu a escola para consertar o telhado, e deu o prazo de sete meses. Mas até agora nada”, diz.

Prefeitura

A assessoria de comunicação do município de Barra dos Coqueiros afirma que a escola foi entregue pela gestão anterior sem a realização de uma vistoria. O corpo jurídico da prefeitura deverá acionar o Ministério Público na próxima semana, no intuito de mover uma ação para obter recursos destinados à reforma.

Segundo a assessoria, além dos danos relativos à estrutura do telhado, o novo prédio da escola Deoclides José Pereira apresenta rachaduras no muro externo, desníveis no teto e no solo e apenas um banheiro.

Confira depoimento do morador Gilberto Correia:

Por Nayara Arêdes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais