![]() |
Ladrões passaram por este buraco (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo Neves foi novamente arrombada entre a noite da quarta-feira, 13, e a madrugada desta sexta-feira, 14. De acordo com informações do Conselho Escolar, esta é sexta ocorrência deste porte neste ano. “E, com certeza, eles vão voltar neste fim de semana”, anuncia a coordenadora da escola, Maria Ozana Almeida.
Os ladrões costumam ter acesso ao prédio pelo muro. Nesta ocorrência, os arrombadores abriram um buraco no muro pela avenida Nestor Sampaio. Segundo a direção, eles sempre estão fazendo buraco na parede e arrombam os cadeados das salas onde está guardado todo o acervo da escola. “A gente tapa o buraco, mas eles voltam e abrem novamente”, lamenta a coordenadora da escola.
Nesta ação, os ladrões levaram o bebedouro, computador com CPU, um extintor de incêndio e dois botijões de gás e deixaram todas as panelas no pátio. Para a coordenadora, um sinal de que eles pretendem retornar no fim de semana prolongado com o feriado desta sexta-feira, 15.
![]() |
Panelas no pátio da escola |
As aulas foram suspensas nesta quinta-feira, 14. A coordenadora explica que não tinha como os 393 alunos permanecerem em atividade sem a merenda escolar. “Eles levaram os botijões de gás e ficamos sem condições de preparar a merenda”, observa.
O presidente do Conselho Escolar, Marcos Antonio Silva Araújo, critica a falta de segurança nas escolas públicas mantidas pela Prefeitura de Aracaju. “Aqui são 393 alunos e segurança nenhuma”, resume. “A Guarda Municipal deveria estar nas escolas ao invés de estar querendo fazer o papel de polícia”, observa.
Reforma
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) se pronunciou por meio da assessoria de imprensa. O assessor, Pedro Rocha, informou que a Semed reconhece o problema e que a escola entrará em reforma no próximo ano.
![]() |
Porta arrobada |
Segundo o assessor, o município já está se preparando para criar o pelotão escolar para garantir maior segurança nas escolas públicas mantidas pela prefeitura.
E para esta emergência, a Semed solicitará apoio da Guarda Municipal para aumentar a segurança neste fim de semana.
Por Cássia Santana