![]() |
Emef Jaime Araújo está com 90% da obra concluída (Foto: Ascom/Emurb) |
A população do bairro Soledade, zona Norte da capital, está prestes e ser contemplada com um grande investimento em Educação realizado pela Prefeitura de Aracaju. Um moderno projeto arquitetônico transformou a estrutura antiga do prédio da Escola Ensino Fundamental (Emeef) Jaime Araújo e vai possibilitar a professores e demais profissionais daquela unidade escolar, planejar as atividades administrativas e desenvolver projetos pedagógicos que potencializem a relação ensino-aprendizagem dos alunos.
Com mais de 90% dos serviços concluídos, e prevista para ser entregue já no inicio do mês de outubro, a obra foi orçada em mais de R$ 4,5 milhões em recursos próprios. O novo prédio conta agora com 13 salas de aulas amplas, biblioteca com acervo variado, sala de vídeo, laboratório de informática, espaço para acomodar instrumentos musicais, refeitório, sala para o grêmio estudantil e um amplo espaço para as atividades administrativas e o corpo diretivo da escola..
Reconhecimento
Moradora do bairro Soledade há cerca de dez anos, a comerciante Deusa Andrade, elogia o trabalho da Prefeitura. Segundo ela, os pais de alunos e a comunidade estão ansiosos para o retorno das atividades escolares. "Hoje os estudantes precisam se deslocar para outros bairros. Mas, em breve, veremos nossos filhos estudar próximo de casa e em um local arejado, amplo e com uma equipe profissional qualificada", destaca a vendedora.
Educação inclusiva
Toda a estrutura física do novo prédio é dotada de equipamentos e estruturas com adequações necessárias para alunos portadores de deficiência. Salas de aula, banheiros, a quadra de esporte foram construídas de acordo com o que preconiza os padrões técnicos de acessibilidade e democratização de prédios públicos. Com isso, os professores poderão aplicar atividades multidisciplinares capazes de estimular a atividade cognitiva e o desenvolvimento social e acadêmico desses alunos.
Outra importante marca da obra é a preocupação com a urbanização do local. A área externa da unidade escolar possui um conjunto paisagístico com três quiosques, quatro jardineiras, canteiros e um seguro pavimento. Também está sendo construída uma quadra poliesportiva, com arquibancadas, para a realização de atividades lúdicas e esportivas. Além disso, uma área de aproximadamente mil metros quadrados será destinada à arborização e plantas rasteiras, a exemplo de gramíneas.
Fonte: AAN