Escola pode ser desclassificada de Olimpíada de Matemátia por “vazamento” de prova

Prova da primeira fase ocorre neste domingo, 18, em todo o país

A Escola Estadual Miguel das Graças, em São Miguel do Aleixo, a 95 km da capital, pode ser desclassificada da 1ª fase da 33º Olímpiada Brasileira de Matemática (OBM), competição de nível internacional realizada anualmente no Brasil e organizada pelo Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada e pela Sociedade Brasileira de Matemática.

As provas da atual edição do concurso, previstas para ocorrer neste domingo, 18, foram aplicadas naquela unidade de ensino no sábado, 11, e acabaram sendo divulgadas na internet nesta terça-feira, 14. A diretora da escola, Tatiane Vasconcelos da Graça, disse que alguém teria extraviado uma cópia e divulgado na web. Ela explicou que a prova foi aplicada com antecedência porque no domingo ocorre a festa junina da escola, o que atrapalharia a participação dos estudantes.

“Decidimos aplicar o exame em comum acordo com os professores. Mas só iríamos entregar as provas para eles corrigirem com os gabaritos quando as respostas fossem divulgadas. Até agora não sabemos como vazou. Já prestei um boletim de ocorrência e vou entrar em contato com a organização para tomar as providências”, explicou Tatiane.

Ela acredita que o extravio da prova pode ter ocorrido porque as cópias são feitas na própria escola. Tatiane alegou desconhecer se o teste poderia ser aplicado antes da data estabelecida pela organização do concurso, embora a secretária da organização da OBM, Neli Carvajal, tenha dito o contrário. “Não é recomendável por se tratar de uma prova nacional. Enviamos todas as orientações às escolas. Se não podiam aplicar à tarde, poderiam ter feito isto pela manhã, desde que tivessem nos avisado”, explicou. Ela ressaltou, no entanto, não saber se a escola havia feito alguma solicitação desse tipo.

Desclassificação

A última vez que ocorreu uma situação semelhante a essa foi há sete anos, quando a prova foi aplicada a apenas um aluno. Neli disse que a OBM vai analisar o caso com cautela e verificar quais medidas serão tomadas. “Estamos verificando se é verdade que houve o vazamento, mas ainda não sabemos se haverá ou não a desclassificação [da escola]. Vamos avaliar”, explicou.

Ela ressaltou, no entanto, que mesmo que o vazamento seja confirmado e alguém acerte todas as respostas não é possível vencer o concurso porque o nível de dificuldade aumenta a cada fase. “Na última etapa, por exemplo, as provas são bem mais difíceis, com nível internacional, que até professores com mestrado e doutorado têm dificuldade para responder”, pondera.

OBM

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A intenção do teste é empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral. Os vencedores recebem medalhas de reconhecimento ao mérito e livros.

Por Diógenes de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais