Escolas da rede estadual ainda dispõem de vagas

(Foto: Arquivo Infonet)

A Secretaria de Estado da Educação informa que, apesar da grande procura, ainda há vagas disponíveis para matrículas em, pelo menos, 23 escolas da rede estadual de ensino localizadas na capital. O Colégio Estadual Professor Arício Fortes, localizado no bairro América, é o que mais dispõe de vagas, sendo 82 no turno da manhã, 110 pela tarde e 85 pela noite, totalizando 277 vagas. Em seguida vem o Colégio Estadual Governador João Alves Filho, que ainda tem disponíveis 120 vagas pela manhã e 100 pela tarde, num total de 220 vagas. 

Vagas

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, reafirmou que não haverá falta de vagas para atender à demanda da população. "A rede estadual está preparada para atender a toda a demanda, e nenhum aluno ficará fora da escola por falta de vagas", ressaltou.

A professora Eliane Passos, assessora do Departamento de Inspeção Escolar da Seed, afirmou que as escolas da rede estadual de ensino estão preparadas para receber os alunos neste ano letivo.

"A realidade que se configura hoje demonstra que não há necessidade de correria na busca de vagas nas escolas situadas no centro da cidade. A legislação recomenda que os alunos sejam matriculados em escolas próximas a sua residência. Temos em todos os bairros de Aracaju escolas com excelentes trabalhos realizados. As escolas são partes da comunidade e devem estar juntas", salientou a professora.

Calendário diferenciado

Como algumas escolas da rede ainda não concluíram o ano letivo, essas unidades terão um período de matrícula diferenciado, atendendo ao calendário especifico de cada uma delas. "Todas as escolas têm autonomia para definir o seu calendário escolar. A Seed publica a portaria e define as datas de matrículas, mas cada escola tem autonomia para se adequar à sua realidade", acentuou Eliane Passos.

A diretora de Educação de Aracaju (DEA), professora Nádia Cardoso, explica que a diversidade das datas das matrículas e de inícios de ano letivo nas escolas da capital se dá por conta da variedade do término do ano letivo decorrente de greves, paralisações e atrasos de obras que se acumulam desde 2012.

Ela disse que das 88 escolas em funcionamento em Aracaju, 22 terminaram as aulas em dezembro; 31 em janeiro; 23 em fevereiro; seis em março; três terminarão em abril e duas em maio, totalizando 87 escolas, já que o José Figueiredo Barreto tem períodos letivos diferenciados por ser um centro de educação profissionalizante.

A diretora informa que para 2014 não funcionarão mais na rede pública estadual as Escolas São Domingos Sávio e Oratório Festivo São João Bosco (Oratório de Bebé), ambas comodatos, cujas instituições oficializaram o desejo de não renovar o contrato com a Seed.

Calendário Letivo

A portaria assinada pelo secretário Belivaldo Chagas também apresentou três propostas de ano letivo para 2014. A primeira proposta é que as aulas tivessem início no dia 10 de fevereiro com conclusão do ano letivo em 15 de dezembro. A segunda proposta é que as aulas iniciassem no dia 10 de fevereiro e terminem o ano letivo no dia 4 de dezembro. A terceira proposta é que o ano letivo tenha início no dia 10 de março e termine no dia 23 de dezembro.

"Mais uma vez queremos destacar que são propostas de calendário, pois as escolas têm autonomia para definir o seu calendário, desde que cumpram os 200 dias letivos. Sabemos que algumas escolas da capital ainda estão em aula e, por isso, não vão conseguir cumprir essas datas", concluiu Belivaldo Chagas.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais