|
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
A Escola Superior do Ministério Público de Sergipe – ESMP realizará, no próximo dia 14 de abril, no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, Sede do MP, a Palestra “Justiça Restaurativa – Escolas de Perdão e Reconciliação”, com a presença da Doutora Petronella Maria Boonen1.
O Perdão e a reconciliação não querem dizer impunidade. A palestra pretende apresentar os fundamentos culturais, sociais e ideológicos da Justiça Restaurativa, conceituada como processo colaborativo que envolve aqueles afetados mais diretamente por um crime, para determinar qual a melhor forma de reparar o dano causado pela transgressão.
A Justiça Restaurativa traz um novo paradigma para a justiça, buscando distanciar-se daquela meramente punitiva, aproximando-se do conceito de restauração, e oportunizando a recuperação dos infratores. Durante o evento ocorrerá também o lançamento da Revista do Ministério Público do Estado de Sergipe nº 26 (2013).
A Revista traz uma coletânea de trabalhos, dentre artigos e peças jurídicas, que revelam o objetivo de fomentar o debate jurídico acerca de temas que guardem pertinência e oportunidade com a atuação ministerial. As inscrições para o evento, condição para recebimento do certificado, podem ser feitas através do site da Escola Superior – www.esmp.mp.se.gov.br, no período de 25/03 até às 10h do dia 14/04/2014.
Confira a programação:
14h – Momento de reflexão, com Dr. Carlos Augusto Alcântara Machado, Procurador de Justiça.
14h20 – Palestra: “Justiça Restaurativa – Escolas de Perdão e Reconciliação” – com a presença da Doutora Petronella Maria Boonen.
16h40 – Intervalo e coffee break.
17h- Debates.
18h – Encerramento.
1 Doutora e Mestra em Sociologia pela Universidade de São Paulo/ USP com tese sobre justiça restaurativa e Coordenadora das Escolas de Perdão e Reconciliação no Brasil.
Fonte: Ascom