Estado adota modelo Avaliação de Desempenho questionado

Os questionamentos do Sindicato Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) são inúmeros em relação ao modelo de Avaliação de Desempenho que o Governo do Estado está estudando implantar. Segundo o diretor de Base Estadual do Sintese, Roberto Silva Santos, os docentes e todo o corpo diretivo das Unidades de Ensino sofrerão assédio moral. nesta quinta, 26, houve uma reunião entre os sindicalistas e os docentes na Escola Estadual Petrônio Portella para discutir a intenção do governo do Estado de fazer uma avaliação do sistema educacional do Estado e, por conseguinte, da classe dos professores.

“Esse modelo de avaliação, conhecido como ‘índice guia’, já está sendo executado em Minas Gerais, São Paulo e Bahia e não está dando resultado, por isso estamos convocando os professores e apresentando o modelo de avaliação que eles serão submetidos depois da implantação. Com isso vamos tentar fazer com que o Estado não execute esse modelo em Sergipe”, comentou o sindicalista.

Roberto Silva diz que avaliação é assédio moral

Roberto Silva continuou ainda. “A avaliação dos profissionais tem que ser diagnostica para identificar os problemas, enfrentar as dificuldades e corrigir melhorando os resultados, é esse tipo de avaliação que queremos. O que o Estado quer é tirar a responsabilidade dele e colocar em cima dos gestores e professores”, concluiu.

Para a Diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Estado de Educação (SEED), Maria Izabel Ladeira Silva, não é demérito algum rever, reformular, refletir, reavaliar o trabalho que esta sendo levado em sala de aula. “Não é só o aluno que deve ser avaliado. O professor também. A finalidade é buscar diagnosticar os pontos falhos para realização de um trabalho mais consistente com a qualidade que tanto se procura alcançar”, ponderou.

Continuou ainda a representante da SEED. “Existem diversos modelos de avaliação. Porém, alguns aspectos são comuns a todos eles. Entre estes aspectos destacamos: pontualidade, assiduidade, produção acadêmica (segundo as especificidades da educação básica) e domínio da disciplina que leciona. Estes pontos estão presentes em qualquer modelo de avaliação independente de ideologia, credo religioso ou seita partidária”, finalizou Izabel Ladeira.

Agenda

Sexta-feira (26)- Escola Estadual Valmir Chagas às 9h; Na cidade de Graccho Cardoso às 9h e em Nossa Senhora das Dores às 14h;
Segunda-feira (29) – Colégio Estadual Elísio Carmelo, em São Cristóvão, às 9h;
terça-feira (30) – Colégio Estadual Costa e Silva às 9h e às 15h;
Quinta-feira (01) – Colégio Estadual Valadares às 15h;
Sábado (03) – Escola Estadual Alceu Amoroso Lima às 8h e em Nossa Senhora da Glória às 9h;
Sábado (08) – Escola Estadual Djalma Lobo, em Itabaiana, às 9h30;
Domingo (09) – Na cidade de Boquim às 15h.

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