Estratégias de Marketing Para Captação de Novos Alunos

Lamento informar, mas não existem fórmulas acabadas, nem tão pouco passe de mágica.

Qualquer ação de marketing envolve planejamento, investimento e tempo.

Se alguém bater na sua porta e afirmar que pode resolver o seu problema de hoje para amanhã, fuja ou chame a polícia, muito provavelmente você estará diante de um oportunista.

Para construirmos uma estratégia de marketing educacional agressiva, vitoriosa e permanente precisamos fundamentalmente de Pesquisa.

É impossível obter diretrizes sem a realização de pesquisas.

Prezado Diretor; a sua opinião isolada do conjunto da sociedade não expressa absolutamente nada, a não ser as suas próprias convicções pessoais.

Elaboração de estratégia 

O 1 passo é criar um banco de dados. Quando alguém entra em contato com a sua escola, fez isso porque lembrou de você.Lembre-se dele também. Procure anotar o maior número de informações a seu respeito. Crie uma ficha com perguntas claras e objetivas sobre suas preferências de leitura, lazer, opções culturais, datas de aniversário do filho, da esposa. Faça a mesma coisa com os fornecedores

Encontre espaço em sua agenda para uma troca de idéias com os seus colaboradores administrativos. Chame o seu porteiro e veja se ele não tem nada de interessante para comentar a respeito dos alunos, pais, babás. Faça reuniões com o pessoal administrativo e procure conhecer as suas opiniões a respeito do desenvolvimento do seu trabalho e como os alunos encaram itens como limpeza, banheiros, bebedouros, quadras e etc.

Dicas Práticas

Crie jogos (eventos) que estimulem os diversos grupos participativos da escola na direção do todo.

Sempre que possível vá tomar um café com a equipe e jogue conversa fora. Fale amenidades. Aproxime-se e conquiste a confiança da equipe. São eles os primeiros agentes observadores do trabalho da sua escola e certamente estão entre aqueles que mais interagem com o cliente

Identifique quais são as atividades (festas, jogos e etc.) mais importantes realizadas pela comunidade aonde a sua escola está inserida geograficamente falando. Procure apoiá-las. Incentive a participação da sua escola nessas recreações.

Use o telefone como uma ferramenta de trabalho. Não tenha medo de atender as novas empresas que desejam mostrar os seus produtos. Quem sabe você pode estar dando início a uma parceria de sucesso.

*Prof. André Pestana: Um dos mais renomados teóricos em Gestão educacional com ênfase empresarial do Brasil. Especialista em Marketing Educacional. Autor de vários livros, entre eles – Gestão e Educação: Uma Empresa Chamada Escola. Diretor Prof da FANESE/SE, Coordenador do Ensino Médio do Colégio Módulo/SE. Possui artigos publicados nas principais publicações do segmento no Brasil  Alemanha, Angola e Estados Unidos. Foi Diretor de Marketing da Universidade UNIGRANRIO. Membro do Núcleo de Estudos e Projetos Integrados da Associação Brasileira de Marketing e Negócios ABMN e Instituições de Ensino Parceiras. Membro do Conselho Consultivo da Revista Gestão Educacional. Consultor em gestão estratégica de inúmeras instituições de ensino no Brasil. Conferencista de renome nacional

Prof. André Pestana
andrepestana@andrepestana.com.br

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