![]() |
(Foto: Ascom IFS) |
Mais uma vez o Instituto Federal de Sergipe (IFS) estará representado no Parlamento Jovem Brasileiro. Depois de Wasley Figueiredo, que integrou o grupo de 2012, o estudante Tiago Dias dos Santos, do curso de Eletromecânica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto, foi um dos 78 discentes selecionados para participar da 10ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), representando o estado de Sergipe.
Seu PL, escolhido entre os 1.631 projetos recebidos este ano, acrescenta um inciso ao art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências, dispondo como diretriz no currículo do Ensino Médio a assistência e orientação no processo de autodescoberta da aptidão profissional.
Entre 23 e 27 de setembro, os 78 jovens participaram de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.
No mês de agosto, o estudante recebeu uma moção de congratulação e louvor na Câmara de Veradores de Simão Dias. A homenagem é fruto do Projeto de Lei apresentado pelo discente para participar da 10ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Na oportunidade, Tiago Dias apresentou sua proposta aos vereadores da casa e falou sobre a sua expectativa para representar o estado no Parlamento Jovem.
O PJB é um projeto anual da Câmara dos Deputados, em parceira com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e as secretarias estaduais de Educação, e tem como objetivo oferecer aos alunos de escolas públicas e particulares a oportunidade de conhecer mais a fundo a jornada dos parlamentares brasileiros, através de simulação dos trabalhos políticos na própria Câmara dos Deputados, em Brasília.
Para concorrer a uma vaga no parlamento, os estudantes precisam criar um projeto de lei que deverá tratar sobre temas nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; e Educação, Cultura, Esporte e Turismo. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Desde então, já participaram do projeto 613 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio.
Fonte: Ascom IFS