O estudante Douglas Santos Batista, 13, da Escola Estadual Antonio Muniz de Souza, situada em Poço Verde (SE), foi um dos vencedores do Concurso Nacional Arte e Cultura na Prevenção do Uso de Crack e de outras Drogas. A premiação ocorreu ao final da manhã desta segunda, 20, em cerimônia no anexo 1 do Palácio do Planalto.
Aluno do ensino fundamental, Douglas criou o vídeo 'O cordel conta a história do craque que largou o crack'. A entrega do prêmio, criado pela Secretaria Nacional sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, marca a 13ª Semana Nacional sobre Drogas. Nesse período, atividades em todo o país destacam a prevenção como caminho para o enfrentamento ao consumo de substâncias.
A premiação teve a participação da secretária nacional sobre Drogas da Senad, Paulina Duarte, que descreveu o concurso como uma estratégia para mobilizar os jovens na conscientização do problema. Paulina informou que outra ação importante desenvolvida pela secretaria ao longo deste ano será a capacitação de 88 mil profissionais para prevenir o uso de drogas e tratar usuários.
"Precisamos, cada vez mais, capacitar os diversos atores para que os usuários de drogas sejam tratados de forma adequada”, disse a secretária, lembrando que os cursos serão oferecidos a assistentes sociais, agentes de segurança pública, conselheiros municipais e líderes religiosos, entre outros.
Criada em 1999, a Semana Nacional sobre Drogas teve início na data de aniversário da Senad e termina no próximo dia 26, Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Premiação
O concurso premiou 90 vencedores e se dividiu em cinco categorias: cartazes, fotografia, jingle, vídeo e monografia. Esta teve como tema 'A intersetorialidade como estratégia de enfrentamento ao crack'. Ao todo, foram distribuídos R$ 135 mil em prêmios para estudantes matriculados desde o 2º ano do ensino fundamental até universitários.
Também foram homenageadas pessoas e instituições de todo o Brasil que contribuem para a implementação da Política Nacional sobre Drogas. Em 2011, o Diploma de Mérito pela Valorização da Vida foi entregue a Ricardo Chimenti, juiz da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, Marcos Frota, presidente da Universidade do Circo (Unicirco) e ao pastor Wellington Vieira, presidente da Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (Feteb).
Fonte: Secom
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B