Estudantes aprendem conteúdos de anatomia humana

Evento é uma atividade de extensão do departamento da UFS (Foto: Eugênio Barreto)

Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Nilson Socorro, no Conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, no último sábado, 30, assistiram à apresentação do projeto “Conhecer-se: Aprendizado de Anatomia Humana em Escolas Públicas de Sergipe”.  O evento é uma atividade de extensão realizada pelo departamento de Morfologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e conta com a participação dos alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

Na oportunidade, os estudantes demostraram interesse em conhecer a temática. De acordo com Rwanderson Lucio Souza, aluno do 1° ano, a atividade permite ampliar os conhecimentos. “Através do projeto é possível saber o que acontece no nosso corpo. Alguns conteúdos foram transmitidos no Ensino Fundamental, mas aqui, além de aprender, temos a oportunidade de tirar as dúvidas com os alunos da UFS”, declarou.

Para a diretora da escola, Patrícia Pereira, o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) é essencial para a realização e o sucesso da atividade. “Os alunos do nosso colégio estão empolgados e motivados. Faço uma avaliação positiva, pois os alunos participaram em massa, a frequência foi de 95% dos discentes. É uma maneira lúdica de ensinar conteúdos que são considerados complexos”, complementou.

O Projeto

O objetivo do projeto é apresentar conhecimentos de anatomia humana aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas de Sergipe. Estudantes e bolsistas da UFS apresentam aos jovens os conteúdos relacionados à disciplinas como Ciências, Educação Física e Biologia.

“O projeto conta com palestras, atividades lúdicas, exposição de peças anatômicas humanas e jogos. Essa série de atividades que envolvem o conhecimento do corpo humano serve para contribuir na formação desses alunos”, explicou o professor do departamento de Morfologia e coordenador do projeto, Dr. Diogo Costa Gastão.

De acordo com Mayara Santana, estudante do 5° período do curso de Medicina e bolsista do projeto, é interessante que as escolas públicas conheçam a atividade. “É gratificante perceber a empolgação dos alunos. Desde que conheci a proposta eu me encantei. Um dos pilares da universidade é a extensão – levar à comunidade o conhecimento científico – e essa iniciativa consegue atender esse propósito. Conhecimento deve ser compartilhado”, afirmou Mayara.

Fonte: SEED

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