Mais de 9,5 mil estudantes em todo o país tem o direito de refazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio de nesta quarta-feira, 15. Em Aracaju, a avaliação está sendo aplica no Colégio Dinâmico, desde às 12h. Daniele diz que teve mai tempo para estudar (Foto: Portal Infonet)
Para a estudante Brenda Daniele de Almeida a demora na realização do exame serviu como incentivo. “O bom disso tudo é que eu tive mais tempo para estudar e me preparar”, destaca.
Daniele ainda pontuou que o atraso causa uma preocupação. “Apenas fico com medo por conta do vestibular da [Universidade] Federal, pois não tenho certeza se vai dar tempo”, ressalta.
Já para as estudantes Clécia de Souza Pereira, de 17 anos, e Lívia Helena Barreto Barros, 18 anos, o erro ocorrido no exame – as provas amarelas não continham todas as 90 questões – só serviu para deixar os concorrentes mais ansiosos. “Ficamos esse período com uma certa ansiedade, mas acho que é natural antes de qualquer avaliação”, comenta Clécia. Lívia e Clécia acham que erro não atrapalha desempenho (Foto: Portal Infonet)
Para Lívia o erro não interfere no desempenho dos estudantes. “Não acredito que isso afete o desempenho dos candidatos. Quem tiver realmente preparado, quem tiver estudado, faz prova qualquer dia”, salienta.
Quem não gostou do erro ocorrido no exame foi o aluno João Carlos Carvalho, de 29 anos, que se sentiu prejudicado. “No meu caso esse erro vai interferir no meu desempenho, porque eu já curso uma faculdade e para essa avaliação eu já estava em final de semestre. Não tive tempo de me preparar, mas na primeira vez eu estava focado para a avaliação e estava
me sentindo muito mais preparado”, explica. Lista de estudantes estava afixada na entrada da escola (Foto: Portal Infonet)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reaplicado também nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Tocantins, Goiás, São Paulo e Amazonas.
Os estudantes tiveram o direito de refazer as provas de ciências humanas e da natureza, mas segundo o ministério da educação, apesar dos 9,5 mil, a expectativa é que somente cerca de 2,8 mil alunos participem do novo exame.
Por Alcione Martins
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B