|
(Foto: Correios) |
Os Correios comemoraram nesta sexta-feira, 1º, o dia Nacional do Selo. Na Agência Central, em Aracaju, estudantes, clientes e empregados prestigiaram a abertura de mostra, oficina filatélica, palestra e lançamento de emissão especial de selos da Série Relações Diplomáticas: Brasil e Peru.
A oficina foi montada especialmente para estudantes do Colégio Estadual Tobias Barreto – da capital. Para o professor de Português e Redação da instituição, Marcelo Neres, que acompanhou um grupo de alunos do 9º ano do ensino fundamental, o evento foi importante para complementar os conhecimentos repassados em sala de aula. “Coincidentemente, estamos aprendendo nesta semana as figuras de linguagem, e os selos, que são uma forma de comunicação, têm total relação com esse assunto”, explica.
Os estudantes Luana Vitctória e Kelven Santos aprovaram a iniciativa dos Correios, ao promoverem o Dia Nacional do Selo, e se disseram encantados com as explicações sobre a filatelia e a relação dela com a história, as ciências, a arte e a cultura no Brasil e no mundo. “Achei a oficina e a palestra muito interessantes. Não sabia que o selo poderia estar ligado a tantas coisas que aprendemos na escola”, afirmou Kelvin.
Exposição
A mostra aberta ao público nesta sexta-feira, na Agência Central, trás dois temas: ‘Flora – Orquídea’, montada pelo colecionador de selos Luiz Barreto, e ‘Primeiros selos comemorativos do Brasil’, do filatelista José Emílio Reis. A primeira reúne mais de 600 selos, com imagens de orquídeas de diversos países. Já a segunda faz um passeio em quase um século de história, com selos sobre Rui Barbosa, Barão do Rio Branco, 1ª Estrada de Ferro do Brasil, entre outros. Os selos serão exibidos até o final deste mês.
Obliteração
O Dia Nacional do Selo também foi ocasião para a emissão especial de estampas que trazem Machu Picchu, ‘a cidade perdida dos incas’, no Peru, e a cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, por meio de suas famosas paisagens turísticas. Considerados patrimônios da humanidade, o santuário histórico do Peru e o Cristo Redentor integram a lista das sete novas maravilhas do mundo moderno.
A cerimônia de obliteração foi conduzida pelo diretor regional dos Correios, Fernando Jasmim, e chancelada pelos filatelistas José Emílio Reis, Luiz Barreto e Eduardo Antônio Carvalho, pelo professor Marcelo Neres, pela estudante Winiely Martins de Brito e pelo jornalista Cleiber Vieira. Todos os atos do evento foram coordenados pelo gerente da Agência Filatélica, João Vieira, e pelo assessor de comunicação, Ginaldo de Jesus.
Fonte: Ascom Correios
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B