Estudantes criam protótipo de foguete

Hermes F2E autografado por Marcos Pontes
Estudantes do ensino médio do Colégio Estadual General Calazans, do município de Nossa Senhora das Dores, desenvolveram em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) um protótipo de foguete usando apenas material reciclado. O projeto foi monitorado pelo professor da AEB Nilson Santos.

O primeiro protótipo de foguete desenvolvido pelo grupo foi o ‘Pegasus 5’em 2005, em comemoração à viagem espacial do brasileiro Marcos Pontes. Mas o novo modelo do projétil, o ‘Hermes F2E’, traz um diferencial de permitir o pouso tranqüilo das partes do foguete.

Além do foguete, foi desenvolvido pelos alunos, em conjunto com o professor, um veículo de transporte para o protótipo e uma plataforma de lançamento, tudo feito co materiais simples como papelão e caixas de fósforos. O combustível o projétil, que pode chegar à altura máxima de 50m, é composto de água e ar comprimido.

Ao chegar ao ponto máximo de sua propulsão, a cúpula do foguete se abre e libera a cápsula com uma carga útil, material transportado que é recuperado posteriormente, de até 200g.  Essa carga desce suavemente até o solo amparada por um pára-quedas.

 
Esse projeto foi apresentado ao público no IV Simpósio de Geoprocessamento Remoto (IV GeoNordeste) que está sendo realizado até amanhã, 15, no Hotel Parque dos Coqueiros em Aracaju. Nesta edição, o evento abordará o tema Geoprocessamento e Meio Ambiente.

AEB Escola: interação com os estudantes
AEB Escola

A confecção do foguete faz parte do programa AEB Escola, que tem como objetivo divulgar o Programa Espacial Brasileiro e incentivar o interesse dos estudantes acerca do tema. O professor Nilson ressalta a importância do programa por possibilitar o desenvolvimento de conceitos teóricos na prática como forma de cativar os alunos.

Denise Dairel, técnica da Agência Espacial Brasileira, informa que o projeto foi criado em 2003 e que também abrange professores dos ensinos fundamental e médio de Geografia, Física e Ciências. Para esses é oferecido o curso de Aeronáutica e Ciências do Espaço, para possibilitar que eles tratem do assunto em sala de aula com maior embasamento. “Essa é uma iniciativa de maior abrangência. A gente alcança os alunos através dos professores”, define.

Por Zeca Oliveira e Carla Sousa
 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais