Estudantes da rede pública fazem ato pedindo melhorias

Pneus queimados deixaram sujeira na via (Fotos: Portal Infonet)

Alunos do Colégio Estadual Governador Valadares atearam fogo em pneus em protesto a falta de funcionários e segurança dentro da escola. A manifestação ocorreu durante a tarde desta quarta-feira, 5, na Avenida Visconde de Maracaju, 18 do Forte, onde o trânsito ficou interrompido por pelo menos uma hora.

Na tarde de ontem, 4, alunos do Colégio Dom Luciano também manifestaram sua insatisfação com a falta de merendeiras e limpeza na escola. Eles realizaram passeata com faixas e cartazes na Avenida Barão de Maruim.

De acordo com Jan Victor, presidente da União dos Estudantes Secundaristas do Estado de Sergipe (Uses), os alunos estão insatisfeitos com o quadro de funcionários que, segundo ele, é precário. “A escola está em péssimas condições de estrutura e a secretaria de educação não tem se preocupado em resolver os problemas. Consta na folha do colégio que têm merendeiras e vigilantes, mas nenhum deles estão comparecendo por conta da greve. Mesmo que não estivessem em greve, a quantidade de funcionários ainda não seria suficiente”, relata.

Trânsito ficou interrompido por pelo menos 1h

Ainda segundo Jan Victor, está sendo servido aos alunos apenas ‘lanches prontos’ (broa e suco de caixa), que infringe o código do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O presidente da Uses afirma que o diálogo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) é constante, mas poucos problemas são resolvidos. “A queima de pneus é justamente pra chamar atenção dos gestores. É lamentável terem que estudar com a escola suja, banheiros imundos e uma alimentação precária”, critica.

Seed

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Seed, e esta tem ciência das manifestações dos estudantes nos últimos dias, mas para o setor, "o causador disso é a  greve dos servidores do estado e a Secretaria estuda medidas para suprir esta demanda, já que a Seed não possui pessoal para substituir esses profissionais".

(Foto: Reprodução/Whatsapp/Grupo Confraria do batom)

Quanto à falta de merendeira, o assessor de imprensa Elton Coelho informou que "a SEED já anunciou a contratação, em caráter temporário, de 200 merendeiras para servir às 356 escolas da rede pública estadual".

Por Ícaro Novaes e Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais