Estudantes da UFS em Lagarto decidem encerrar a greve

Estudantes de Lagarto em mobilização (Foto: Arquivo / Portal Infonet)

Os estudantes do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) decidiram acabar com a greve estudantil e retornar às atividades no dia 28 de julho. Mesmo com a decisão, o Campus continuará sem aulas, já que os professores estão em greve há mais de dois meses e não há previsão de retorno. As atividades de ensino da UFS em Lagarto estão paralisadas desde o dia 25 de abril deste ano, quando os estudantes entraram em greve por falta de estrutura mínima para a continuidade do período letivo. No dia 12 de maio, os docentes do campus decidiram parar também, reforçando a mobilização.

De acordo com a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFS), Jessy Dayane, a decisão foi tomada em assembleia realizada pelos estudantes nesta terça-feira, 15. “Os estudantes avaliaram todo o processo de negociação e decidiram  voltar às aulas. Nos reunimos até com o Ministério da Educação e foram prometidas melhorias em várias universidades do país, inclusive no Campus de Lagarto”, fala.

Jessy explica que a greve dos estudantes foi deflagrada antes da mobilização dos professores. “Com a decisão dos estudantes, é provável que os professores avaliem o retorno às aulas. Tudo isso depende da decisão deles”, acrescenta.

Professores

De acordo com a assessoria de comunicação da Associação dos Docentes da UFS (ADUFS), os professores ainda não decidiram sobre o retorno às atividades. “Na última assembleia da categoria, ocorrida no dia 9 de julho, os docentes decidiram manter a paralisação, avaliando que os avanços não foram necessários para eliminar os principais problemas enfrentados no Campus” , disse a assessora, Raquel Brabec.

Além disso, a assessora não descarta que a decisão dos estudantes pode pesar na avaliação dos professores em uma próxima assembleia. “Ainda não foi definido o dia assembleia, mas temos uma reunião marcada com a reitoria no próximo dia 17, às 18h, para discutir os pontos que não foram resolvidos”.

Reitoria

A reitoria da UFS, por meio de sua assessoria informou que está respeitando o movimento paredista dos docentes e que vem adequando o Campus o mais rápido possível, conforme as demandas dos estudantes e professores.

Por Geilson Gomes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais