Estudantes de curso à distância da UFS reclamam de não funcionamento dos pólos

Aulas dos cursos à distância ainda não começaram
Estudantes dos cursos de ensino à distância da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão insatisfeitos com o funcionamento precário dos pólos. A reclamação diz respeito à falta de disponibilidade de conexão de Internet em alguns municípios e ausência de espaço físico para a realização das aulas presenciais. Em decorrência disso, o período letivo que estava marcado para começar em março, ainda não foi iniciado.

Para tratar dessas questões, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE) participaram de uma reunião com o reitor da UFS, Josué Modesto, na tarde desta sexta-feira, 27. No encontro, estudantes dos cursos à distância relataram algumas das problemáticas e pediram providências. Um universitário que preferiu não se identificar informou que a aula inaugural foi realizada, mas o semestre ainda não foi iniciado. Para ele, que estuda em Laranjeiras, “tudo que foi divulgado ficou apenas na promessa”.

Os estudantes reclamam também do fato de em 2008 apenas um período de aula ter sido realizado. “Nós só tivemos aulas do 1º período, ou seja, já estamos atrasados, pois o cronograma estabelece dois semestres de aula por ano”, explicou o universitário. O presidente do DCE, Antonino Cardoso, ressalta que os alunos passaram primeiro por um treinamento de quatro meses para depois iniciar o primeiro período letivo.

Antonino Cardoso, presidente do DCE
Contrapartida do município

Na reunião, o reitor esclareceu que a disponibilização de espaço físico para realização das aulas é de responsabilidade dos municípios. Além disso, ele informou que a UFS já acionou o Governo do Estado para que auxilie as cidades nesta questão.

Entretanto, o diretor regional da UNE, Thiago Dhatt, ressaltou que “conhecendo a morosidade dos processos públicos”, os estudantes decidiram pedir a intervenção do Ministério Público Estadual (MPE). “Na próxima semana, uma nova reunião será realizada e depois disso, iremos ao MPE para solicitar a ação do órgão para que os municípios cumpram sua parte no acordo com a universidade”, reiterou Thiago.

Início das aulas

O período letivo dos pólos está agendado para começar no próximo dia 18 de abril. Mas os estudantes acreditam que isto não aconteça, em decorrência dos problemas. O presidente do DCE chama a atenção para a falta do elemento básico para que o estudante curse as aulas: a internet. “Como as prefeituras não disponibilizaram a internet, os alunos precisaram recorrer a lan-houses e centros de inclusão digital”. Além disso, os estudantes cobram a entrega do material didático que ainda não foi feita. Atualmente, existem 15 pólos de cursos à distância da UFS, que, no total, disponibilizam 4.400 vagas.

Por Valter Lima

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais