|
Coordenador da CCV/UFS, Manoel Leite (Fotos: Portal Infonet) |
Após a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2014, estudantes devem estar atentos aos procedimentos que facilitarão a entrada na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A novidade torna a seleção exclusiva via Sistema, o que antes acontecia apenas com a utilização da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), mediante decisão tomada pelo Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS (Conepe), em reunião ocorrida em junho de 2012.
De acordo com o coordenador da Coordenação de Concurso e Vestibular (CCV/UFS), Manoel Leite, é permissiva a inscrição no Sisu 1º/2014 ao aluno que participou do Enem 2013 e obteve nota acima de zero na redação. A previsão é de que tais notas sejam divulgadas nesta sexta ou sábado, dias 3 ou 4 de janeiro de 2014, segundo o Ministério da Educação (MEC). Para ter acesso à nota, basta entrar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Inscrições do Sisu
![]() |
Diretor administrativo de um curso preparatório para o Enem, Romualdo Alencar |
“As inscrições do Sisu para as vagas do primeiro semestre de 2014, começarão na próxima segunda-feira, 6, e serão encerradas no dia 10 de janeiro, tendo o resultado da primeira chamada divulgado no dia 13 de janeiro e da segunda chamada, no dia 27. Os candidatos que desejarem efetivar devem informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. No site, os candidatos também podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes”, explicou o coordenador.
Segundo o diretor administrativo de um curso preparatório para o Enem, Romualdo Alencar, escolhidos o curso e a universidade de interesse do aluno, o próximo passo é aguardar o resultado a ser divulgado pelo MEC. “No ato da inscrição do Sisu, o sistema já processa as opções disponíveis aos alunos, conforme nota obtida no último Enem. Duas opções estarão disponíveis para cada candidato, ou seja, o aluno que não tiver feito pontuação compatível ao curso escolhido numa dada universidade colocada como primeira opção, em virtude da concorrência, poderá migrar para outra universidade que escolheu como segunda opção, caso a pontuação feita seja plenamente encaixada nesta última instituição”, detalhou.
A seleção dos alunos implica na classificação dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu, em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção. Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando, dessa forma, a ocupação da vaga.
Concluída a inscrição, o candidato ainda pode modificar suas opções, ou seja, é permitido, entre os dias 6 e 10 de janeiro, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente, sobretudo, será considerada válida a última inscrição confirmada. Conforme Romualdo, a própria universidade convoca o aluno quando é chegado o período de inscrição estabelecido pela dada instituição de ensino superior, sendo que cabe à mesma determinar o período em que o aluno ingressará nos estudos.
“No exato momento, não há condições de os alunos saberem a concorrência que irão enfrentar, devido ao próprio sistema do Sisu, que é amplo por natureza, já que engloba os candidatos de todas as regiões brasileiras, o que torna o processo seletivo mais concorrente, embora aumente consideravelmente as chances de acesso à universidade”, ressaltou o diretor administrativo.
Sisu
A adesão ao Sisu, sistema informatizado do MEC, através do qual instituições púbicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem, não afeta o programa de ações afirmativas, que reserva 50% das vagas, por curso e turno, para os candidatos que comprovem ter cursado 100% do ensino médio em escolas públicas das redes federal, estadual ou municipal. Dessas vagas que remanescerem, será reservada uma, por curso e turno, para candidatos com necessidades educacionais especiais.
O programa ainda reserva vagas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e para àqueles com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo per capita. Nesses grupos, há reserva de vagas ainda para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Consulta da nota do Enem
Três procedimentos devem ser utilizados para consulta da nota do Enem. Confira o passo a passo:
Passo 1: Na tela principal o estudante deve informar o número de inscrição (ou CPF) e senha.
Passo 2: Para quem não se lembra mais, é possível recuperar esses dados nas opções “Consultar nº inscrição” e “Recuperar senha”, em links disponíveis na parte inferior central da página.
Passo 3: As notas são lançadas separadamente entre a redação e cada uma das áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Por Nubia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B