Estudantes do D. Luciano fecham a Av. Ivo do Prado

Via foi fechada no sentido Centro/Orla (Fotos: Aldaci de Souza/Portal Infonet)

Estudantes do Colégio D. Luciano [gritando palavras de ordem e com cartazes] fecharam os dois lados da Av. Ivo do Prado no final da manhã desta quinta-feira, 11. Eles criticam a falta de professores e de profissionais de limpeza no estabelecimento de ensino. Antes os manifestantes tentaram entrar na Assembleia Legislativa de Sergipe, mas foram impedidos pela segurança.

“Está faltando 11 professores no Colégio D. Luciano e essa passeata até a Assembleia Legislativa é para sensibilizar os deputados do problema. Falta pessoal para a limpeza e segurança. Tem alunos e professores sendo assaltados dentro da escola”, lamenta o vice-presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), Jan Victor Santos.

E também no sentido contrário

Na avenida, o desespero de uma mãe chamava a atenção de quem passava no local ou de quem estava saindo ou entrando na Assembleia Legislativa. “Tem uns três dias que os banheiros não são limpos e a secretária de Educação está convocando as mães para ajudar na limpeza. Um absurdo”, lamenta o estudante Ricardo Silva.

“Eu estou cobrando professores para meu filho de 14 anos para que mais tarde ele não seja preso com um cigarro de maconha nas mãos. Os estudantes saem de casa para o D. Luciano e lá a vida é ficarem no Watsapp ou entrando no mundo das drogas porque estão com as mentes desocupadas. Depois que se viciam, muita gente coloca a culpa nos país. Eu não vou parar de lutar por uma educação de qualidade”, revolta-se Marivalda Costa.

Trânsito ficou parado

Os agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) tiveram trabalho para conter os ânimos dos estudantes. “A SMTT não tem condições operacionais para tirar manifestantes das ruas. Desviamos o trânsito e estamos orientando os motoristas, além de ter entrado em contato com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar, mas não chegou ninguém ainda”, explica o agente Bruno Carlos.

Seed

A assessoria de comunicação da Seed informou por meio de nota  que “o problema da falta de professores no Colégio Estadual Dom Luciano será suprido com a chegada dos novos professores aprovados no último concurso público.

Agentes desviaram o trânsito

Mas não conseguiram conter os ânimos

Mãe desesperada exibe papel para simbolizar cigarro de maconha

Bruno Carlos acionou a Guarda Municipal e a PM

Antes de fechar a avenida, alunos tentam invadir a Assembleia

A secretaria aguarda para a próxima semana o processo de perícia médica desses professores. Enquanto eles não se apresentam, a Diretoria de Educação de Aracaju (Dea/Seed), juntamente com a equipe diretiva do Colégio Dom Luciano, fará uma redistribuição de carga horária dos professores do colégio, assim como irá averiguar a disponibilidade de horário de professores de outras unidades para preencher os horários no Dom Luciano. Quanto à falta de funcionários, a Seed está fazendo um estudo para promover um remanejamento de funcionários para unidades escolares onde haja maior necessidade”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais