Marvin Ariel Dias Santos, 14 anos, Jonh Yago Ericson Santos, de 16, e Marcelo Alessandro, também de 16 anos, alunos do segundo ano do curso de Eletromecânica, e o professor orientador José Rocha Filho, todos do Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS), integram a equipe Tecnohistória, classificada para participar da última etapa da 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).
A fase final acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Eles concorreram com 4.132 equipes de todo o país e estão entre os 300 classificados para a final. A equipe do Campus Lagarto foi a primeira colocada no estado de Sergipe. A olimpíada é composta por cinco fases on line e uma presencial.
“A nossa classificação representa para a instituição uma conquista ímpar, o empenho e a dedicação dos alunos que não mediram esforços na busca constante do conhecimento. Tivemos três equipes que chegaram até a quinta fase. Tivemos a felicidade de classificar a Equipe Tecnohistória que com certeza representará com competência e humildade o Instituto Federal de Sergipe e o estado”, avalia o professor orientador José Rocha Filho.
Nessa fase final, a equipe deverá ler trechos do livro “Caminhos e Fronteiras” de Sergio Buarque de Holanda, interpretá-lo e fazer a prova que acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, na Unicamp. O professor orienta no estudo, mas não participa da elaboração das respostas.
“Para mim, nestes 19 anos de magistério, fiquei muito agradecido por ter sido escolhido pela equipe para ser orientador e o que me deixa mais lisonjeado não é o fato de estarmos entre as trezentas equipes do Brasil, mas o de ter a oportunidade de ser educador dos alunos do campus Lagarto, local onde me sinto bem e respeitado como um modesto professor de História. Essa conquista é de toda coletividade, especialmente, dos alunos do campus Lagarto sempre bem representados”, declarou José Rocha.
Olímpiada
A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências (MC) da Unicamp. O evento é patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A ONHB é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do MC e da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.
Participam da olimpíada estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O Museu Exploratório de Ciências (MC) custeará a viagem de uma equipe de cada estado brasileiro (que conquistou a primeira colocação) para participar da fase presencial, na Unicamp.
Após a final, os professores responsáveis por essas equipes permanecerão na Unicamp para realizar capacitação de uma semana. A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. A escola receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.
As outras duas equipes do campus Lagarto que chegaram até a 5ª fase foram: Os templários composta pelo professor orientador José Rocha Filho e os alunos Romário Santana Santos, Cassiano Santana dos Santos e Jhonathas Ramon Leal Fraga e Clionordeste integrada pela professora orientadora Isabela Cristina Chagas Correia e os alunos Gilnagno Amado Santos, Isabela Ferreira Batista e Isabella Sant’ana Oliveira. A Olimpíada teve início em 19 de agosto, Dia Nacional do Historiador e de celebração do centenário de morte do jornalista e historiador, Joaquim Nabuco.
Fonte: Ascom/IFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B