Estudantes na contagem regressiva para o Enem

Candidatos entram na fase de revisões e simulados (Foto: Divulgação Seed)

Como vem acontecendo em todo o país, estudantes e professores sergipanos estão correndo contra o tempo com vistas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão realizadas nos próximos dias 26 e 27 de outubro. Sete milhões 173 mil 574 pessoas se inscreveram este ano. Em Sergipe, 28 municípios serão sedes para a realização das provas e 238 unidades escolares foram selecionadas para sediar os exames, sendo que 47% são unidades da rede estadual.

Nas escolas públicas e particulares, professores tentam diminuir o nível de estresse e o nervosismo dos candidatos. A fase agora é de finalização dos chamados simulados visando preparar mais destacando as matérias em que deve se aprofundar, a depender do curso escolhido.

“O simulado constitui uma importantíssima etapa preparatória para os vestibulandos que passarão pelo Enem e outros vestibulares", afirmou a diretoria do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) da Secretaria de Estado da Educação, professora Zelita Brito lembrando que o Simuladão preparado pelo Governo do Estado acontece nesta quarta-feira, 16 e na quinta-feira, 17 para os mais de 16 mil alunos do 3º ano do ensino médio regular da rede estadual, que farão o Enem. As provas serão aplicadas a partir das 9h nas próprias salas de aula.

Kimberly Tarciana: "nervosismo é realmente muito grande"

Na quarta-feira, os alunos serão submetidos às provas objetivas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. Já na quinta-feira, será a vez de fazerem as provas das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Nervosismo

A estudante Kimberly Tarciana Ferreira dos Anjos disse estar muito nervosa com a proximidade das provas do Enem. “Vou fazer vestibular para Educação Física e estou muito nervosa, pois esse é o meu primeiro vestibular e o nervosismo é realmente muito grande. Neste período em que está ficando cada vez mais perto, estou estudando menos”, ressalta a estudante lembrando estar contando com todas as quotas, para negro, para a escola pública.

Ailton Vicente:"Não estou nervoso e não quero entrar pela quota de negro"

O estudante Ailton Vicente Ferreira Luiz de Jesus vai disputar uma vaga para engenharia na área de Informática, mas apesar de ser negro, optou por não concorrer pela quota. “Eu estou estudando de maneira razoável e não estou tão nervoso assim, claro que quando a data das provas vai se aproximando, a gente fica um pouco tenso, mas nada que venha a atrapalhar. Não quero entrar pela quota de negro por entender ser um processo discriminatório”, enfatiza Ailton Vicente.

Os colégios da rede particular de ensino estão intensificando as revisões finais nas próprias unidades de ensino. Já os estudantes da rede pública estadual, terão revisões entre os dias 22 e 25 de outubro, na quadra do Colégio Dom Luciano.

Provas

Mais de sete milhões de candidatos se inscreveram no Enem 2013 (Foto: Divulgação/Arquivo Portal Infonet)

As provas iniciarão às 12 horas, horário local, e prosseguirão até as 17h30. Os candidatos precisam ficar atentos porque os portões serão fechados às 13h [horário de Brasília]. Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova, mas é indispensável apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista.

O cartão de identificação deve chegar pelos Correios até o próximo dia 18 de outubro, mas os estudantes podem acessar pela internet, bastando ter o número da senha de inscrição no Enem. O candidato deve conferir se os dados registrados estão corretos e, em caso de erro, entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone de número 0800 6161 61.

Nos dias 26 e 27 de outubro, dias das provas do Enem, a Seed colocará ônibus para transportar os alunos e vai distribuir água e kits com lápis, caneta e borracha. Os professores também estarão mobilizados para estimular e dar força aos vestibulandos, demonstrando confiança no sucesso de todos.

Apoio

Tanto professores da rede particular quanto da rede pública, estarão nos dias das provas, na portas das escolas dando apoio aos candidatos. Como vem acontecendo nos últimos anos, tendas serão montadas com a distribuição de abraços, palavras incentivadoras e de confiança água, suco, kits com lápis, caneta e borracha, além de  massagens relaxantes.

Os candidatos devem dormir cedo e sair de casa com antecedência para evitar engarrafamentos. Um final de semana antes, o estudante que puder, deve percorrer o trajeto de casa até a escola que vai fazer as provas. A Secretaria de Estado da Educação colocará ônibus para transportar os alunos.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais