Estudantes ocupam escola estadual na Barra dos Coqueiros

Estudantes estão ocupados desde a tarde da última segunda-feira (Foto: Reprodução/Facebook Ocupa Firpo)

O Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, situado na Barra dos Coqueiros, e palco de um arrastão realizado por três bandidos na semana passada, amanheceu nesta terça-feira, 25, ocupado por estudantes secundaristas e alunos da própria escola. Conforme a União dos Estudantes Secundaristas de Sergipe (USES), a ocupação é em protesto à tramitação da PEC 241, contra a Medida Provisória da reforma curricular do ensino médio e em cobrança a uma reforma imediata nas estruturas da escola por parte da gestão estadual.

A mobilização dos alunos foi iniciada ainda na tarde da segunda-feira, 24. De acordo com a USES, cerca de 40 a 50 estudantes estão de forma permanente na ocupação, ou seja, alojados na escola. David Alves, vice-presidente metropolitano da USES, informou que as atividades da escola seguem normalmente, reiterando que a única alteração diz respeito às aulas tradicionais na sala de aula, que foram substituídas por aulas com propostas de se discutir os reflexos na educação caso as medidas que estão em tramitação no Congresso Nacional sejam aprovadas.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da sua assessoria de comunicação, informou que já tem ciência da ocupação dos estudantes e a tem tratado com normalidade. Conforme o assessor, Elton Coelho, até a manhã desta terça-feira a informação que a secretaria tinha é que as aulas ocorreram normalmente e que os alunos mobilizados foram acolhidos pela direção da escola, inclusive, estariam utilizando a cantina como espaço para preparar suas refeições durante a ocupação. “A ocupação até então não trouxe prejuízos, sobretudo aqueles alunos que estão prestes a fazer o Enem”, afirmou.

Quanto a reivindicação dos alunos por uma reforma na unidade escolar, a assessoria e comunicação da Seed informou que a escola está incluída no pelotão de unidades que receberão reformas de pequenas montas em breve.

Escola de Itaporanga também está ocupada

Ainda na semana passada, o Colégio Estadual Felisbelo Freire, em Itaporanga, também foi ocupado por estudantes. O movimento no interior que também tem apoio da USES, tem por intuito repudiar a tramitação da PEC 241 e MP do Ensino Médio.

Por Ícaro Novaes  e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais