Estudantes participarão de programa Internacional de avaliação

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) aplicará de 25 a 29 de maio os exames do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa 2009).  Em Sergipe, 37 escolas participarão desse processo avaliativo, sendo 27 da rede estadual de ensino, seis da rede municipal e quatro da rede privada. Os exames são voltados para alunos nascidos no ano de 1993 que estejam cursando da 7ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

A edição do Pisa 2009 abre uma exceção para alunos do 1º ano do ensino médio, que farão a prova independentemente da idade. “Pretendemos realizar com os alunos do 1º ano do ensino médio um estudo acerca da distorção idade-série, por isso abrimos essa exceção”, explicou Joniely Cheyenne Cruz.

Com as informações obtidas pelo resultado da avaliação do Pisa 2009, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Avaliação da Seed pretende formular propostas para melhorar a qualidade do ensino oferecido na rede estadual. “Estamos participando do Pisa com a disposição de enfrentar o desafio de elevar a qualidade da educação em Sergipe e fazer de nosso Estado uma referência de ensino no país”, concluiu Jonielly.

Avaliação internacional

O Pisa é coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Brasil, o programa está a cargo do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é realizado em Sergipe em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O programa consiste em promover uma avaliação internacional que visa determinar em que medida os jovens adquiriram conhecimentos e habilidades mais abrangentes no letramento em leitura, matemática e ciências, necessárias a sua vida adulta.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais