Estudantes permanecem “ocupados” na reitoria

Estudantes não permite administradores na reitoria (Fotos: Cássia Santana / Portal Infonet)

Com o discurso de que a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) possui todos os equipamentos e software indispensáveis para o Curso de Comunicação, estudantes se mantêm ‘ocupados’, com acampamentos improvisados espalhados em toda reitoria e também naquele setor. Eles prometem permanecer ‘ocupados’ até a reitoria encontrar meios de atender às reivindicações.

Nesta segunda-feira, 6, a mobilização dos estudantes de comunicação ganhou a adesão de acadêmicos de outros cursos e o vice-reitor Ângelo Antoniolli anunciou algumas medidas para atender determinados aspectos das demandas anunciadas pelos estudantes.

Estudantes dos cursos de História, Letras e Educação Física anunciaram a adesão. As aulas não foram interrompidas, mas a manifestação está visível nos cartazes espalhados pela reitoria. “Os estudantes de Educação Física também estão ocupados. Por melhor estrutura e uma educação digna” – esta é a frase contida em um dos cartazes. Os estudantes denunciam que estes cursos também estão desestruturados. “Os problemas do Curso de Comunicação são reflexo do que há na universidade. Tem curso que está sem professor em 40 disciplinas”, denuncia a estudante Talita Moraes.

Talita: reflexo da UFS

Nos acampamentos espalhados entre o corredor, o gabinete da reitoria e a sala da Ascom, os estudantes se revezam e até tentam conquistar a simpatia dos professores, convidando-os a ministrar aula no corredor da reitoria. Aulas mesmo eles não conseguiram, mas o cenário também serve como palco de debates e de exibição de filmes. “Tudo que a gente precisa no Curso de Comunicação está aqui na Assessoria de Comunicação e nós estamos usando estes equipamentos para confeccionar o nosso jornal. É o paradoxo da precarização”, conceitua o estudante Pedro Alves.

Em busca de solução

A postura dos estudantes já traz uma outra preocupação. A Coordenação do Concurso Vestibular (CCV) está em fase final de elaboração do Edital e os professores temem que não haja tempo suficiente para divulgação. Mas o clima é de expectativa e também de otimismo para encontrar a solução adequada para o impasse. Na manhã desta segunda-feira, 6, o vice-reitor da UFS, Ângelo Antoniolli, convocou uma reunião de urgência com vários professores do Departamento de Comunicação Social (DCOS) da UFS, oportunidade em que se estabeleceu metas para atender as reivindicações daquele departamento, que também são demandas para os estudantes.

Acampamentos sinalizam estudante 'ocupado'

Na reunião, ficou estabelecido que a reitoria fará contratação imediata de professores substitutos, que a partir do segundo semestre letivo será criada a Sala de Projeção no primeiro andar da Didática VI e que os técnicos que prestam serviços de audiovisual ficarão subordinados diretamente ao Departamento de Comunicação Social e não mais ao Centro Superior de Educação à Distância (Cesad). “Estes técnicos também atenderão às demandas institucionais e da Educação à Distância, mas sob controle efetivo do Departamento de Comunicação”, informou o professor Fernando Barroso, chefe do Departamendo de Comunicação Social (DCOS).

O vice-reitor está satisfeito com os encaminhamentos. Ao Portal Infonet, Antoniolli informou que, neste reunião ampliada, se estabeleceu a construção de pauta coletiva que será analisada pela reitoria. “Recebi as reivindicações do Departamento [de Comunicação] e todas são totalmente possíveis de ser atendidas, inclusive já atendemos de imediato alguns itens”, disse Antoniolli.

Vice-reitor se reúne com professores

Para o professor Fernando Barroso, chefe do DCOS, a reitoria tem demonstrado interesse em atender as reivindicações do Departamento, mas reconhece empecilhos para atendimento imediato de alguns itens, que dependem de processo licitatório e também da decisão política da Presidência da República, a exemplo de ampliação dos espaços com a construção de novos núcleos e realização de concurso público para contratação de professores efetivos.

Os professores do Departamento se reunirão para definir estratégias para comunicar aos estudantes ‘ocupados’ o resultado da reunião ampliada que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 6. Assim como os estudantes, os professores informam que vão procurar a intermediação da OAB/SE e do Ministério Público para comunicar a estas instituições que “a universidade não está parada”.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais