Estudantes permanecem ocupando Diretoria de Educação

Alunos irão permanecer no prédio até terem certeza da volta dos transportes (foto enviada por aulna ao email da redação)

Os Estudantes da rede estadual permanecem ocupando a Diretoria Regional de Educação (DRE) da cidade de Itabaiana. Eles reivindicam o retorno do transporte escolar que está inativo há mais de 40 dias. Os alunos, representante do Sintese e do Movimento Social de Juventude do Estado chamado Coletivo Contra Corrente foram recebidos pela diretoria da DRE e receberam a informação que o dinheiro do Estado está na conta da Justiça para pagar os proprietários das empresas de ônibus, e assim o funcionamento voltará ao normal.

Os alunos decidiram permanecer no prédio até que a informação seja confirmada com o promotor de Justiça da cidade, e informam que só sairão do local quando tiverem certeza do pagamento. “A diretora confirmou que o Estado teve os valores sequestrados, que a Justiça já efetivou e deverá liberar os alvarás no prazo de 72 horas. E assim fazer o pagamento atrasado aos terceirizados. Mas queremos ter certeza se o valor já está na conta da Justiça. Assim, sairemos”, diz Larissa Alves, uma das integrantes do Coletivo Contra Corrente.

De acordo com ela, Mais de 1000 alunos do município e povoados vizinhos estão sem freqüentar às aulas devido a falta de transporte.  E Larissa acrescenta informando que a dívida da SEED com as empresas que transportam os estudantes está atrasada há a  três meses. “Na reunião dessa manhã com a diretoria também havia um representante das empresas de ônibus, mas ele não confirmou se os transportes irão retornar na segunda. E o que precisamos é dessa certeza para sairmos daqui”, diz.

A aluna Ana Laine da Silva, estudante da Escola Murilo Braga, disse que há quase dois meses o transporte está irregular. “Os transportes pararam há quase dois meses, o governo pagou um mês e eles voltaram a trabalhar. Mas depois soubemos que não houve pagamento e a informação é que existe atraso de três meses”, informa, ela acrescentando que irão fazer manifestação essa tarde nas ruas da cidade.

A diretora da DRE, Soraia Góes, se restringiu a confirmar a informação do sequestro das contas do Estado e informou que agora somente a Justiça poderá fazer o pagamento. “Recebemos os representantes dos alunos, síntese e movimentos sociais e fizemos uma ata informando o que soubemos através da Secretaria, mas eles não querem desocupar o prédio. O síntese ficou responsável pelo que ocorrer com o patrimônio público. Estamos tentando resolver a situação do transporte o mais rápido possível “, diz.

A assessoria e comunicação do Estado informou que a SEED está aguardando o repasse de recurso da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para poder pagar os três meses em atraso dos transportes. Mas alegou que o Estado está em atraso com o salário dos professores e que os proventos são prioridade.

Por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais