Estudantes protestam por eleições e cobram segurança

Estudantes protestam por eleições do Grêmio (Fotos: Portal Infonet)

“Fora ditador, queremos Grêmio já”. O grito de protesto é dos estudantes do Colégio Estadual Costa e Silva que cobram eleições do grêmio estudantil. A insegurança dentro e nas proximidades do colégio é outra pauta de reivindicação, pois todos os dias os alunos são alvos de assaltos. Os estudantes estão concentrados na manhã desta quinta-feira, 19,  em frente a escola, localizada no bairro Getúlio Vargas.

Grêmio

De acordo com os alunos, as eleições para o grêmio estudantil não acontecem há um ano e oito meses. O grêmio é definido pelos alunos como principal meio de discutir melhorias para a classe estudantil. “Sem o grêmio não temos fala na escola. Tudo precisa ser comunicado ao diretor, não temos a liberdade nem para realizar uma reunião. Queremos discutir melhorias na merenda, e principalmente a questão da segurança que deixa a desejar”, reclama o estudante do 3° ano, Júnior Caribé.

Os estudantes alegam que através do grêmio é possível também buscar melhorias na segurança. Há vários relatos de furtos cometidos dentro da própria escola. “A gente deixa a mochila na sala e quando retorna nota que objetos foram roubados. Semana passada teve dois furtos consecutivos com colegas. Quando recorremos à direção eles alegam que não pode fazer nada”, lamenta Júnior.

Insegurança

Estudante denuncia falta de segurança nas proximidades do Colégio

A insegurança nas proximidades do Costa e Silva preocupa os estudantes que estudam principalmente no período da tarde. “Apesar das rondas da polícia acontecem muitos assaltos próximo à escola. É muito complicado depois das 18h, pois é o período que acontece mais assaltos”, explica Júnior Caribé.

O secretário geral da União Sergipana de Estudantes Secundários (Uses), Adroaldo Alves, também participa do protesto,  e avalia a atitude do diretor como ditatorial. “O grêmio é uma ferramenta democrática de participação dos estudantes nas decisões do colégio. Os alunos não podem ser impedidos de realizar as eleições”, explica. O secretário geral da Uses ainda ressalta que foi impedido de realizar as eleições pelo diretor.

Direção 

O diretor do Colégio Costa e Silva, Alex Fabiano Gonçalves Pinto, conversou com a equipe do Portal Infonet e explicou que as eleições do grêmio estudantil já estão em andamento. “ A partir de amanhã [sexta-feira] começo o processo eleitoral, que já tinha sido combinado com o presidente do Uses. Quanto aos furtos dentro na escola, a direção não se responsabiliza pelos objetos”, diz . O diretor ainda explicou que vários ofícios já foram enviados as autoridades competentes para providenciar a realização de rondas nas proximidades do colégio.

Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais