Alunos vão às ruas exigir segurança (Fotos: Portal Infonet) |
O Colégio Estadual José Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo, foi arrombada novamente na madrugada desta quinta-feira, 25. De acordo com informações dos funcionários que preferem não ser identificados, desta vez os arrombadores levaram todo o dinheiro da cantina, cerca de R$ 200.
Estudantes e funcionários estão apreensivos e se sentem ameaçados. Segundo denúncia da diretoria do Grêmio Estudantil da escola, esta seria a terceira vez que a escola é violada e os arrombadores ameaçam retornar para roubar computadores e fazer um verdadeiro arrastão. Segundo a presidente do Grêmio, Rafaela da Silva Dias, 18, um dos professores já recebeu mensagem telefônica com a ameaça.
Servidores que preferem manter o anonimato confirmaram a ameaça, informando que, na mensagem, o anônimo revela a intenção do grupo de realizar um arrastão em horário de funcionamento da escola. O clima é tenso e os estudantes responsabilizam o Governo pela falta de segurança.
Passeata
Aluna exibe cartaz pedindo melhoria |
As aulas foram encerradas mais cedo nesta quinta-feira, 25, e os alunos foram às ruas. Com cartazes com pedido melhoria e segurança na escola, os alunos realizaram uma passeata. Segundo a estudante Franciele Melo Alves, 18, vice-presidente do Grêmio, os alunos pretendem seguir até o Departamento de Educação de Aracaju (DEA) no centro da cidade, onde farão uma manifestação e solicitarão providências à Secretaria de Estado da Educação (Seed) para solucionar o problema.
O Portal Infonet tentou ouvir a direção da escola, mas não obteve êxito. A direção enviou recado para a equipe do Portal, por um dos funcionários, dizendo apenas que não se manifestaria a respeito da questão.
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Seed informou que já está encaminhando novo vigilante para o turno da meia noite às 6 da manhã, em substituição ao profissional agraciado com o benefício da licença prêmio e que nos demais turnos, a vigilância está completa.
Rafaela e Franciele: tensão com o clima de violência |
A nota informa que a Seed firmou parceria com a Secretaria de Segurança Pública com o objetivo de reduzir os casos de violência contra os prédios escolares. “Por esta parceria, a Polícia Militar está reforçando a ronda no entorno das unidades de ensino e nos bairros onde elas estão situadas, especialmente naqueles em que apresentam índices altos de ocorrências policiais”, destaca a nota.
A Seed garante que também já está tomando as providências para a reposição das lâmpadas e dos ventiladores de uma das salas. A Seed adquiriu dois mil novos ventiladores para fazer a reposição nas escolas. E, sobre as ameaças, a Seed desconhece.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B