Estudantes têm aula de química durante visitação a acervo de museu

O evento acontece em todo o país entre os dias 13 e 19 de maio, em comemoração ao Dia Nacional dos Museus, comemorado no dia 18 deste mês (Foto: Portal Infonet)

A aula de química desta quinta-feira, 15, dos alunos do 9º ano do Colégio Analina Costa foi longe da sala de aula. O professor Edenilton Teles levou os estudantes para uma exposição do Museu de Química, do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), que está com parte do acervo exposto do shopping RioMar, zona sul da capital. A exposição faz parte da Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento acontece em todo o país entre os dias 13 e 19 de maio, em comemoração ao Dia Nacional dos Museus, comemorado no dia 18 deste mês.

A diretora explica sobre a importância do Museu de Química (Foto: Portal Infonet)

Segundo a diretora do Museu de Química, Rosemary Menezes, o evento busca mostrar para os estudantes que é possível apreender de maneira descontraída, além de conhecer mais a fundo um dos grandes expoentes do estudo de química no estado. “Essa também é uma oportunidade para eles conheceram a história da ciência e tecnologia do Estado de Sergipe”, informa. Ainda segundo ela, os museus representam um grande espaço de exaltação da memória coletiva. “Você não constrói o presente sem conhecer o passado. Os estudantes chegam aqui e ficam surpresos a evolução que a química teve ao longo da história”, explica.

O professor Edenilton Teles diz que a iniciativa de levar os alunos ao Museu foi bastante oportuna (Foto: Portal Infonet)

O professor Edenilton Teles concorda coma diretora Rosemary e afirma que o museu abriga uma gama frutífera de conhecimento que permitem que o processo de aprendizagem possa ser mais dinâmico. ““Foi uma tarde de descobertas onde eles puderam colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido em sala de aula”, diz o professor. Ainda segundo ele, o ponto alto do encontro foi quando os estudantes viram de perto alguns instrumentos profissionais. “Eles gostaram muito das máquinas que estavam expostas. Ficaram bem maravilhados”, diz.

A estudante Fátima Ferreira conta que ficou surpresa ao ver pela primeira ver um microscópio. “Uma das coisas que eu mais gostei de ver foi o microscópio. Nunca tinha visto um de perto. Só nos livros”, conta. Fátima diz ainda que teve a sensação que a visita vale muito à pena. “Eu gostei muito das análises históricas. Aprendi bastante com essa visita”, garante.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais