Evento comemora dia do surdo

Coral Mãos Falantes formado por alunos surdos
Comemorar o dia mundial do surdo e chamar a atenção de órgãos públicos e privados para a questão. Esse é o objetivo do Encontro Comemorativo do dia Nacional do Surdo promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), que acontece nesta segunda-feira, 29, na Universidade Tiradentes (Unit).

Estiveram presentes no evento representantes de escolas estaduais e organizações não governamentais (ONG’s) que desenvolvem trabalhos na área de todo o Estado. O secretário Estado da Educação, José Fernandes de Lima, participou da abertura do encontro, momento em que anunciou que 400 professores estão recebendo formação em língua brasileira de sinais (libras) para atuar na educação de surdos.

Como informa a diretora da Divisão de Educação Especial (Dieesp), Cristiane Toscano, é prioridade da Secretaria de Educação a formação de professores especializados para atender  pessoas com deficiência auditiva. “A inclusão dessas pessoas pela educação só é possível com professores capacitados”, argumenta.

Cristiane Toscano
Segundo ela, outra frente de atuação do Governo Estadual é a construção de um espaço físico adequado para o atendimento dos surdos. Esse espaço seria uma sala de recursos multimídia, que será construído na Escola Estadual 11 de agosto, localizada no bairro Grageru.  Cristiane conta que o espaço deve estar pronto em outubro deste ano. 

Cristiane Toscano afirma que em todo o Estado há 72 professores, 15 intérpretes e 10 instrutores surdos capacitados para atuar na educação de pessoas com deficiência auditiva. Ela relata que são atendidos 480 alunos surdos pela rede pública de ensino. “Educar surdo é fácil. Só se precisa de responsabilidade”, finaliza Toscano.


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais