Fapitec cria prêmio de Jornalismo Científico

Evento reuniu jornalistas e pesquisadores
Para premiar os pesquisadores, comunicadores e jovens estudantes que produziram notícias sobre ciência e tecnologia, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) lançou, na manhã desta terça-feira, 9, o Prêmio Fapitec/SE.

O prêmio foi criado para estimular a divulgação dos projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos por pesquisadores sergipanos. Além do jornalista ou estudante de graduação, a Fapitec irá premiar a fonte – o pesquisador envolvido no tema – e o veículo de informação, por meio de menções honrosas.

Rádio web para 

Ildeu de Castro, do MCT
alunos das escolas públicas

O presidente da fundação, Ricardo Santana, disse que o prêmio pretende divulgar o que é produzido no Estado. “Há tanta atividade científica interessante sendo produzida. O prêmio pretende fazer divulgação dos editais de produção e premiação criados pela Fapitec”, declara Ricardo.

Um dos projetos financiados pela instituição é a Rádio Ciência ITP, desenvolvido pelas professoras universitárias Beatriz Colucci e Jaqueline Neves. “O projeto pretende divulgar a ciência produzida no Estado. Através da rádio web, produzimos material para

A professora Jaqueline Neves
ser divulgado durante os intervalos nas escolas públicas, para que seja iniciada a alfabetização científica dos alunos”, explica a professora Jaqueline.

Prêmio quer divulgar pesquisas científicas

Durante a inauguração do Prêmio Fapitec, o diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu de Castro Moreira destacou a importância de projetos como esse para a divulgação das pesquisas realizadas.

“Esse tipo de 

O presidente da Fapitec, Ricardo Santana
atividade é importante para explorar as pesquisas realizadas, através do rádio, dos jornais, da internet. É papel da Fapitec usar esses mecanismos para divulgar a produção tecnológica”, disse Ildeu.

Premiação acontecerá em dezembro

A premiação será realizada em dezembro e os concorrentes serão julgados por um conselho avaliador, composto por membros da Associação Brasileira de Jornalismo Científico e da própria instituição. Será analisada a qualidade do texto, a consistência da abordagem, a originalidade do tema e a contribuição do conhecimento.

São cinco categorias: cientista, jovem cientista, jovem inovador, comunicador e jovem comunicador. Não há especificidade de área de graduação e, para participar, é só preencher o formulário – que será lançado em julho, juntamente com o edital – e enviá-lo para a Fapitec, com o material produzido.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais