Fapitec: inscrições do edital de tecnologias sociais são prorrogadas

(Foto: divulgação)

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) prorrogou até o dia 14 de julho a nova data-limite para submissão de propostas do Edital Nº 09/2022 de tecnologias sociais.

O objetivo do edital, lançado pela Fapitec/SE em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), é dar suporte financeiro à execução de projetos apresentados por pesquisadores individuais, que se constituam em instrumentos de auxílio à geração de renda em comunidades sergipanas, contribuindo para redução da pobreza e melhoria da qualidade de vida no estado, a partir de conhecimento produzido ou validado em escolas da rede Estadual.

As propostas apresentadas devem contemplar preferencialmente a comunidade situada no entorno da escola proponente, com ações focadas no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias; adaptação de tecnologias existentes para a solução de problemas relacionados à melhoria da renda e qualidade de vida e desigualdades sociais no Estado de Sergipe; a validação, transferência e difusão das tecnologias de processo, tecnologias de gestão ou tecnologias de produtos que contribuam para o combate à pobreza e desigualdades sociais.

O edital oferece bolsas aos respectivos projetos pelo período de até 15 (quinze) meses, contados a partir da liberação do auxílio não podendo ultrapassar a vigência do Acordo de Cooperação Técnica.

Recursos e formas de apoio

Os recursos financiarão até 30 (trinta) projetos totalizando um valor global estimado de R$ 564.000,00 (quinhentos e sessenta e quatro mil reais), com recursos oriundos exclusivamente da SEDUC a serem liberados em até duas parcelas de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da secretaria.

Cada projeto terá o valor máximo de financiamento de até R$ 18.800,00 (dezoito mil e oitocentos reais) a serem utilizados com bolsas e de auxílio financeiro com despesas de custeio/capital. No âmbito do projeto, desde que devidamente justificado, será permitida ainda a contratação de bolsistas, de acordo com as modalidades elencadas abaixo:

Quem pode enviar propostas

Para os proponentes (coordenador e coordenador adjunto) é necessário possuir vinculo formal com a Rede Estadual de Ensino ou com as instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, sem fins lucrativos, empresas públicas, que executem atividades de pesquisa em Ciência, Tecnologia ou Inovação, todos constituídos sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no Estado de Sergipe.

Também é necessário possuir o título de Mestre, com diploma reconhecido no Brasil. No caso de professor da Rede Estadual possuir diploma de nível superior e não ter pendências relativas à prestação de contas ou apresentação de Relatório Técnico ou emissão de parecer ou pendências de qualquer outra natureza junto à FAPITEC/SE e/ou a antiga FAP- SE e Órgãos Estaduais da administração direta ou indireta. Ainda é requisito que o proponente esteja cadastrado na Open Researcher and Contributor ID – ORCID.

O vínculo formal é entendido como toda e qualquer forma de vinculação, seja ela empregatícia/funcional ou não, existente entre o proponente, pessoa física, e a instituição de execução do projeto. Na inexistência de vínculo empregatício/funcional, o vínculo estará

Mais informações sobre o edital e as condições de participação estão disponíveis no site da Fapite/SE no link https://fapitec.se.gov.br/ no espaço Editais em Aberto.

Fonte: Fapitec

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais