Fapitec: projeto transforma lixo em compostagem

O projeto foi desenvolvido pelo professor Thiago Lima da Silva (Foto: Fapitec)

Aproveitar o lixo produzido diariamente no Instituto Federal de Sergipe, Campus de Nossa Senhora da Glória, foi a ideia principal do projeto desenvolvido pelo professor Thiago Lima da Silva. O projeto também contribuiu para a conscientização ambiental dos estudantes.

“A ideia do projeto foi utilizar os resíduos produzidos no IFS – campus Glória para a adubação, isso se deu a partir da transformação dessa biomassa em um processo conhecido como compostagem. Todo resíduo que é gerado no campus vai para o lixo. Queremos pegar essa biomassa e transformar em adubo orgânico para assim ser utilizada na adubação e o agricultor usufruir disso na própria propriedade. O objetivo foi aliar a ideia de reciclagem e diminuir custos para o trabalhador rural, que utiliza adubos inorgânicos”, explicou o professor Thiago.

A proposta do projeto é reciclar a biomassa e aplicar diretamente na propriedade do agricultor. “O projeto está na fase final e tivemos um resultado bem interessante. Como em Glória temos assentamentos e pequenos produtores, a ideia é que o aluno tenha esse contato com o agricultor. Glória é ainda uma cidade rural, temos como levar esses projetos para os agricultores”.

O professor Thiago ainda destaca que outra meta do projeto é desenvolver a consciência ambiental. “Eles são alunos do curso de técnico em agropecuária e precisam trabalhar também com produção orgânica. Utilizamos tudo que é gerado de lixo no campus e reciclamos, além de inserir os alunos na pesquisa”.

PIBICjr

O professor Thiago destacou a importância do edital do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBICjr). “Além de levar uma alternativa para o nosso agricultor, que carece de conhecimento. A ciência que produzimos precisa chegar ao produtor, que não tem como buscar esse conhecimento em artigos científicos. Ele não tem a finalidade apenas de contribuir para a ciência, e sim de levar esse conhecimento para os produtores. Hoje os nossos recursos naturais estão sendo explorados de qualquer forma. Este é o primeiro projeto do PIBICjr e pretendo trabalhar outras vezes. Espero que esse programa nunca acabe, pois gera muitos frutos”.

Fonte: Fapitec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais