Farmácia tem um bom mercado de trabalho

José Melquíades

Para quem gosta de ciência médica, laboratório e a gerência do uso correto de medicamentos uma opção bastante visada tem sido o curso de Farmácia. Uma área de serviço essencial, em que o consumo de remédios nas farmácias comerciais, hospitais e demais empresas de atacado tem gerado toda uma cadeia que movimenta e impulsiona esse mercado de trabalho. “Aos que gostam de lidar com pessoas e têm habilidade com as áreas de Matemática, Física, Química, Biologia e Botânica, não faltam vagas nas áreas de atuação”, é o que diz o coordenador do curso da Universidade Tiradentes (Unit), José Melquíades de Rezende Neto, que atua há 20 anos.

Quem é o profissional

Responsabilidade para com a saúde do indivíduo, criatividade, curiosidade e saber entender as pessoas para que haja a combinação perfeita para a criação de novas fórmulas, a serem utilizadas de forma coletiva ou individual é uma das razões da atividade. Segundo Melquíades, o farmacêutico é um profissional plural, capaz de prestar assistência e atenção farmacêutica em seus diversos segmentos.

Na rede hospitalar, ele tem que ter a habilidade com o controle e a distribuição de medicamentos; na farmácia comercial, na venda de produtos com a criação da responsabilidade do paciente com seu uso; e nas análises clínicas, com o diagnóstico do melhor resultado para um produto para restabelecer a saúde do paciente.

Mercado Favorável

A empregabilidade é imediata, segundo o professor, que observa nas farmácias dos grandes atacados e supermercados mais um nicho para os profissionais no Estado, além de ser um bem de consumo essencial presente no interior, nos bairros das zonas nobres e periféricas da capital. Pela legislação de 1993, fica obrigatória a presença de pelo menos um farmacêutico nesses locais.

A contratação se torna ainda mais massificada porque esses estabelecimentos têm funcionado 24 horas. A média dos vencimentos de um recém-formado para trabalhar 20horas semanais é de R$ 1.800. Além das farmácias comerciais, há uma variedade de campos de atuação como a de manipulação, hospitalar, análise clínica, acupuntura, citologia clínica (exames de lâmina), indústrias de alimento e cosmética.

Foto: Divulgação Unit
Estudo Árduo

O curso é encontrado tanto na Universidade Federal de Sergipe (UFS), quanto na Unit. Na particular, o curso de Bacharel Farmacêutico Generalista tem a duração de 4,5 anos, 60 vagas disponíveis por semestre e tem em sua programação 50% de estudos práticos e teóricos e o turno é matinal. São disciplinas como Química Farmacêutica e de Alimentos, Anatomia, Fisioterapia, entre outros. Para Rezende, tanto estudante como profissional precisam gostar de estudar. O professor alega que a área da Saúde está constantemente evoluindo e é preciso acompanhar esse processo. O corpo docente, em sua maioria, são professores de Farmácia, Biologia, Medicina e de Fisioterapia. 

Dificuldades

Embora tenha a garantia de emprego, o curso é bem “puxado”. Nem todo mundo tem habilidade de lidar com ciências como Matemática, Biologia e Química juntos. E é o que mais se vê na ementa do curso. Para se ter uma idéia, dos 60 alunos que entram no curso, em média, 30 se formam.   

Conselhos

Para quem quer uma área promissora, o Bacharel em Farmácia tem sido uma boa referência nos últimos tempos. Foram conseguidos muitos avanços na área e abarcado um mercado diferenciado, a exemplo da expansão em grandes Atacados.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais