
Os estudantes interessados em obter financiamento estudantil para o primeiro semestre de 2026 já podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira (3/2) e podem ser feitas até o próximo dia 6 de fevereiro, exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A inscrição é gratuita, e o candidato pode optar por até três cursos diferentes, podendo alterar as opções até o final do prazo.
O FIES 2026 oferece um total de 67.301 vagas para o primeiro semestre, distribuídas em 1.421 instituições de ensino superior, incluindo universidades, faculdades e centros universitários. São vagas em 19.834 cursos e turnos, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de todo o Brasil.
A novidade deste ano é a ampliação do número total de vagas oferecidas pelo programa, que chegará a 112.168 vagas em 2026. As demais vagas não preenchidas nesta edição serão disponibilizadas na seleção do segundo semestre.
Quem pode se inscrever no Fies 2026?
Podem participar do processo seletivo candidatos que atenderem aos seguintes requisitos:
-Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
-Obter uma média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos;
-Não ter zerado a prova de redação;
-Possuir renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.
Fies Social
O Fies Social, uma modalidade destinada a estudantes de baixa renda, reservou 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Além disso, os estudantes que se enquadram nas condições do Fies Social podem solicitar um financiamento integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.
Os pré-selecionados para o Fies Social que atendem aos critérios de renda familiar de até meio salário mínimo estarão dispensados da comprovação de renda junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Contudo, deverão comparecer à comissão para a validação de outras informações.
Classificação e Modalidades
A classificação dos candidatos será feita com base na ordem decrescente das notas do Enem, considerando o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os critérios de prioridade para a classificação são:
-Candidatos que não concluíram o ensino superior e que nunca foram beneficiados pelo financiamento estudantil;
-Candidatos que não concluíram o ensino superior e que já foram beneficiados, mas quitados o financiamento;
-Candidatos que já concluíram o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo financiamento;
-Candidatos que já concluíram o ensino superior e foram beneficiados, mas quitados o financiamento.
Resultado da Chamada Única e Lista de Espera
O resultado da pré-seleção da chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Os candidatos selecionados deverão complementar suas inscrições no Fies Seleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Já os candidatos não pré-selecionados serão automaticamente incluídos na lista de espera, que estará aberta de 26 de fevereiro a 10 de abril.
Vagas para Pessoas com Deficiência
O Fies também oferece vagas reservadas para pessoas com deficiência. Para se inscrever, os candidatos precisam apresentar um laudo médico que comprove a deficiência, com a especificação do tipo e grau da condição, e a referência ao código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Cronograma
-Inscrições: 3 a 6 de fevereiro
-Divulgação do resultado da chamada única: 19 de fevereiro
-Complementação da inscrição: 20 a 24 de fevereiro
-Lista de espera: 26 de fevereiro a 10 de abril
Objetivo do Fies
O objetivo do FIES é conceder financiamento para estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas, que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O programa visa tornar o ensino superior mais acessível, promovendo a inclusão educacional e melhorando as oportunidades de formação profissional em todo o Brasil.
Fonte: Agência Gov
